Enunciado

Determinar, em cada caso, a matriz da transformação linear de R 2 em R 2 que representa a sequência de transformações dadas.

Rotação de 30 ° no sentido horário, seguida de uma duplicação dos módulos e inversão dos sentidos.

Passo 1

O problema pede para acharmos a matriz de transformação que representa a sequência de transformações dadas. Para isso, lembre-se que

A ∘ B = A ⋅ [ B ]

Assim, temos que achar a matriz de cada transformação e multilplicar todas elas, seguindo a ordem da última transformação para a primeira.

Neste caso, a primeira transformação é uma rotação de 30 ° no sentido horário. A matriz que representa essa transformação é uma matriz de rotação com θ = - 30 ° :

[ B ] = 1 2 3 1 - 1 3

Passo 2

Já a segunda transformação é uma dilatação por um fator 2 seguida por uma inversão de sentido:

x , y → - 2   ( x , y )

Portanto,

A = - 2 0 0 - 2 = 2   - 1 0 0 - 1

Assim, a transformação resultante será dada por

T = A ⋅ B = 1 2 3 1 - 1 3 ⋅ 2   - 1 0 0 - 1

Desta forma,

T = - 3 - 1 1 - 3

Resposta

T = - 3 - 1 1 - 3

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determinar, em cada caso, a matriz da transformação linear de R 2 em R 2 que representa a sequência de transformações dadas.Rotação de 60 ° , seguida de uma reflexão em relação ao eixo dos y .
Os pontos A ( - 1 , - 1 ) , B ( 4 ,1 ) e C ( a ,b ) são vértices de um triângulo retângulo isósceles, reto em A . Determinar o vértice C fazendo usao da matriz-rotação.
Engenheiros projetam um sistema por meio do qual uma massa m em queda livre imprime energia cinética a um tambor uniforme em rotação, ao qual a massa está presa por um cabo delgado e leve, enrolado em
a) Mostre que X = ( x , y ) é ortogonal a V = a , b ≠ 0 com X = | | V | | se, e somente se, X = - b , ao uX = ( b , - a .(b) Mostre que se A e uma matriz ortogonal 2x2 , então existe um número real θ