Enunciado

Mostre que se uma matriz A é diagonalizável por uma matriz ortogonal (isto é, existem P e D , com P - 1 = P t e D diagonal, tais que A = P D P t então A é uma matriz simétrica.

Passo 1

E aí, galera! Tudo bem? Espero que sim.

Bom, uma matriz é simétrica quando ela é igual a sua transposta. Além disso, temos P - 1 = P t , temos ( P t ) t = P . Assim, vamos supor que A = P D P t e provar que a matriz é simétrica. Para fazer isso, vamos calcular a transposta de A = P D P t :

A t = ( P D P t ) t = ( P t ) t D t P t = P D P t = A

onde usamos o fato de que a transposta de uma matriz diagonal é ela mesma, D t = D . Pronto, conseguimos mostrar que se A = P D P t , então A t = A , ou seja, a matriz é simétrica. É só isso, mais nada!

Resposta

Veja a resolução acima.

Exercícios de Livros Relacionados

Seja p t = - 1 n ( t n + a n - 1 t n - 1 + … + a 0 ) o polinômio característico do operador linear T : V → V . Mostre que(a) T e invertível se, e somente se, a 0 ≠ 0 . (b) Se T e invertível, então T -
Seja T : V → V um operador linear. Sejam λ 1 , … , λ k seus autovalores distintos. Seja w i = N T - λ i I , para i = 1 , … , k .a) Mostre que T e diagonalizável se, e somente se, V = w 1 ⊕ … ⊕ w k b)
Demonstre: a) A é semelhante a A ;b) Se A é semelhante a B, então B é semelhante a A ; (c) Se A é semelhante à B e B é semelhante a C , então A e semelhante a C .
Considere o sistema de equações diferenciais lineares d x 1 d t = a 11 + a 12 x 2 + ⋯ + a 1 n x n ⋮ d x n d t = a n 1 x 1 + a n x 2 + ⋯ + a n n x n Ele pode ser escrito na forma de uma equação diferen
Um operador linear T : V → V em um espaço vetorial real de dimensão n é chamado semi-simples se a complexificação T C : V C → V C e diagonalizável. Mostre que se T é um operador semi-simples, então ex