Enunciado

Determine uma janela de visualização apropriada para a função dada e a utilize para exibir o gráfico da função:

y = 3 ⋅ c o s ⁡ ( 60 x )

Passo 1

Esta é uma questão que necessita de recursos tecnológicos para ser resolvida. Sendo assim, utilizaremos de softwares para obtermos o gráfico da função. Entretanto, antes de colocarmos a “mão na massa”, é necessário discutir o que é uma janela de visualização apropriada. Com estas palavras, a questão pede que, dentro de uma janela, todas as propriedades de uma função estejam nelas, isto é: mudanças de concavidade ou de crescimento/decrescimento; se existe algum máximo/mínimo local; comportamento quando ela vai para o valor de x vai para o infinito; etc.

Vamos exemplificar essa teoria, e para isto tome a função periódica f x = s e n ( x ) . Basta obtermos uma janela com o eixo x variando entre [ - 2 π ; 4 π ] e o eixo y variando entre [ - 1 ; 1 ] que conseguimos esboçar todo o comportamento da nossa função.

Sendo assim, a nossa análise inicial consistirá em obter duas janelas de visualização: uma grande (amplitude da variação de x alta) e uma pequena. A partir destas duas janelas, será discutido as propriedades da função e ajustes serão feitos na janela para assim obtermos uma janela apropriada e o gráfico final da função.

Passo 2

Esta é uma função periódica, cujo período é dado por:

p = 2 π 60

Vejamos então duas janelas iniciais:

O gráfico da esquerda (a) e o da direita (b) são as de janela grande e pequena respectivamente. Observando a de janela grande é possível observar a periodicidade da função. Entretanto, não é possível visualizar claramente um período.

Já ao observarmos o gráfico (b), conseguimos mais detalhes sobre a nossa curva. Entretanto, não é possível visualizar a periodicidade da nossa função. Desta forma, é necessário expandir um pouco mais a janela do gráfico (b) para que possamos visualizar a periodicidade da nossa função.

Sendo assim, a janela final deve conter as propriedades discutidas no gráfico (a) e (b).

Passo 3

Vamos agora obter um novo gráfico e observar se é possível visualizar tudo que foi discutido anteriormente. Portanto, temos:

O gráfico assim, cuja janela é [ - 0.1 ; 0.1 ] por [ - 4 ; 4 ] apresenta todas as propriedades discutidas no passo 2. Logo, é uma janela de visualização apropriada para a nossa função.

Resposta

Janela de [ - 0.1 ; 0.1 ] por [ - 4 ; 4 ]

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Dada f x = 2 x - 1 , ache f x + f h .
Dada f x = 2 x - 1 , ache f 2 x .
Determine se o conjunto dado é uma função. Se for, qual seu domínio? x ,y y = x - 4
Determine se o conjunto dado é uma função. Se for, qual seu domínio? x ,y y = x 2
Determine se o conjunto dado é uma função. Se for, qual seu domínio? x ,y y = x 2 - 1