Exercícios Resolvidos de Células Galvânicas

IQSC – USP. Lista de Exercícios de Eletroquímica. Questão 04.

Qual a função da ponte salina numa pilha galvânica?

Passo 1

A função da ponte salina é permitir a migração de íons. Assim, ela ajuda a fazer com que as cargas positivas e negativas em cada solução permaneçam em equilíbrio. Com isso, ela permite o pronlogamento do funcionamento da pilha.

MOSTRAR SOLUÇÃO COMPLETA

Passo 2

Mas será que a ponte salina é só um “canudinho” oco?

Na verdade não. Até porque íons gostam de nadar em soluções, mas não gostam de voar pelo ar.

Por isso, as pontes salinas geralmente são tubos (tipo canudinho mesmo) contendo soluções concentradas de sais bastante solúveis (tipo K C l , K 2 S O 4 , N H 4 N O 3 ...). Nas extremidades do tubo, coloca-se um material poroso, que permita a passagem dos íons mas dê uma segurada na solução. Pode ser algodão, ágar-ágar (umtipo de gel), entre outros.

O que a gente pode entender, portanto, é que não necessariamente o íon vai sair lá de uma solução, nadar toda a ponte e chegar na outra solução. Ele pode se deslocar até entrar na ponte e um outro íon que já estava na ponte salina, sair na outra extremidade.

E não pense em íons com bracinhos nadando por aí por vontade própria, por que querem coperar para o prolongamento da vida útil da célula galvânica! O que faz com que eles se desloquem são as cargas! Os ânions vão para ânodo porque tem cátion sendo produzindo lá e essa carga positiva atrai ânion. Os cátions vão para o cátodo porque o consumo de cátions lá deixa o meio negativo.

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas