Enunciado

(a) Empregando a técnica da interseção, determine o tamanho médio de grão para a amostra de aço cuja microestrutura está mostrada na Figura 9.25 ( a ) ; utilize pelo menos sete segmentos de linhas retas.

(b) Estime o número do tamanho de grão ASTM para esse material.

Passo 1

Olá! Tudo bem? Primeiro responderemos o item (a), neste passo, e (b) no Passo 2 .

(a) Iremos resolver este exercício traçando linhas na figura indicada do livro texto (versão física), as quais nos darão uma dimensão em centímetros. Após isso calcularemos a dimensão real em micrometros. Veja:

Devemos traçar 7 retas, com 6 cm de comprimento cada. Devemos ter algo parecido com o que a figura a seguir mostra.

Agora, devemos contar quantos grãos são atravessados por cada reta. Após a contagem, seria indicado organizar os valores em uma tabela, veja:

Após calcularmos a média aritmética do número de grãos interceptados pelas retas, teremos o valor de 8 , 7 , o qual usaremos para calcular o comprimento médio de cada grão. Veja:

6 8,7 = 0,69   c m

Agora, devemos relacionar com a escala indicada na Figura 9.25 ( a ) . Então temos:

0,69 9 0 = 7,67 × 10 - 3   c m

Passo 2

(b) Neste item, devemos saber que o número médio do tamanho de grão, n , é relacionado ao número de grãos por polegada quadrada, N , com ampliação de 100 × , de acordo com a equação 4.16 . O quadrado com lado de uma polegada desenhado deve ser semelhante ao mostrado na imagem a seguir.

No entanto, a ampliação desta micrografia não é 100 × , mas sim 9 0 × . Consequentemente, é necessário usar a Equação 4.17 .

N M M 100 2 = 2 n - 1

onde N M é o número de grãos por polegada quadrada na ampliação M , e n é o número do tamanho do grão ASTM. Se tomarmos os logaritmos de ambos os lados desta, temos:

log ⁡ N M + 2 log ⁡ M 100 = n - 1 log ⁡ 2

Isolando n , temos:

n = log ⁡ N M + 2 log ⁡ M 100 log ⁡ 2 + 1

Na Figura 9.25   ( a ) , o N M é medido em aproximadamente 7 , o que leva a:

n = log ⁡ 7 + 2 log ⁡ 90 100 log ⁡ 2 + 1 = 3,5

Resposta

(a) 7,67 × 10 - 3   c m

(b) 3,5

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Na tabela a seguir estão tabulados o raio atômico, a estrutura cristalina, a eletronegatividade e a valência mais comum para vários elementos; para os ametais, apenas os raios atômicos estão indicados
Qual é a composição, em porcentagem atômica, de uma liga que consiste em 30%p Zn e 70%p Cu?
Converta a composição em porcentagem atômica do Problema 4.11 em porcentagem em peso.
Qual é a composição, em porcentagem atômica, de uma liga que contém 98g de estanho e 65g de chumbo?
Calcule a energia de ativação para a formação de lacunas no alumínio, sabendo que o número de lacunas em equilíbrio a 500˚C (773 K) é de 7,57x10 23 l a c u n a s / m ³ ³. O peso atômico e a massa espe