Enunciado

Estime as durezas Brinell para amostras de uma liga ferro-carbono 0,45 % p C que foram submetidas aos tratamentos térmicos descritos nos itens (a), (d) e (h) do Problema 10.20 .

Passo 1

Olá! Tudo bem? Esse problema pede estimativas dos valores de dureza Brinell para amostras de uma liga ferro-carbono de composição 0,45 % p C, que foram submetidas a alguns dos tratamentos térmicos descritos no Problema 10.20 . Para resolvermos esse exercício, usaremos os dados de algumas figuras contidas no livro texto.

(a) O produto microestrutural deste tratamento térmico é 100% martensita. De acordo com a Figura 10.32 , a dureza de uma liga 0,45 % p C, com microestrutura martensítica, é de cerca de 630 HB.

(d) O produto microestrutural deste tratamento térmico é 100 % cementita globulizada. De acordo com a Figura 10.30 a , a dureza de uma liga 0,45 % p C, com microestrutura cementita globulizada, é de cerca de 150 HB.

(h) O produto microestrutural deste tratamento térmico é a ferrita pro-eutetóide e a perlita fina. De acordo com a Figura 10.30 a , a dureza de uma liga 0,45 % p C, com microestrutura de perlita fina, é de cerca de 200 HB.

Resposta

(a) 630 HB.

(d) 150 HB.

(h) 200 HB.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

(a) Para um aço 1080 que tenha sido temperado com água, estime o tempo de revenimento em 425 ° C( 800 ° F ) para atingir uma dureza de 50 HRC.(b) Qual será o tempo de revenido a 315 ° C( 600 ° F ) nec
Cite duas diferenças importantes entre os diagramas de transformação por resfriamento contínuo para os aços carbono comuns e os aços-liga.
Explique sucintamente por que não existe uma região de transformação da bainita no diagrama de transformação por resfriamento contínuo para uma liga ferro-carbono com composição eutetoide.
A F i g u r a10.40 mostra o diagrama de transformação por resfriamento contínuo para uma liga ferro-carbono contendo 1,13 % pC . Faça uma cópia dessa figura e então esboce e identifique as curvas de r
Nomeie os produtos microestruturais de amostras da liga ferro-carbono eutetoide 0,76 % pC que foram, primeiro, completamente transformadas em austenita, então resfriadas até a temperatura ambiente nas