Enunciado

As ligas cobre-berílio ricas em cobre são endurecíveis por precipitação. Após consultar a região do diagrama de fases mostrada na Figura 11.30, faça o seguinte:

  1. Especifique a faixa de composições ao longo da qual essas ligas podem ser endurecidas por precipitação.
  2. Descreva sucintamente os procedimentos de tratamento térmico (em termos de temperaturas) que seriam usados para endurecer por precipitação uma liga que tenha uma composição de sua escolha, mas que esteja compreendida na faixa de composições especificada no item (a).

Passo 1

Pra resolver a letra a, precisamos saber que a primeira etapa do endurecimento por precipitação consiste em um aquecimento à uma temperatura intermediária em que a amostra esteja toda em fase . Então a faixa de composição que essa liga pode fazer esse tratamento térmico é 0 < % p   B e < 2,7 .

Passo 2

Pra resolver a letra b temos que escolher uma composição dentro da faixa que definimos na letra a. Eu vou escolher 1%p Be, beleza? Mas você pode escolher outra.

A primeira temperatura, de solubilização, deve estar entro da fase , então pegando um valor T 0 = 800 ˚ C . Depois disso o material tem que passar por um resfriamento rápido (têmpera), indo à temperatura ambiente T 1 = 25 ˚ C . Depois disso a liga deve ser aquecida de novo à uma temperatura intermediária, onde vai estar na forma bifásica pra que aconteça a precipitação T 2 = 400 ˚ C .

Resposta

  1. 0 < % p   B e < 2,7
  2. T 0 = 800 ˚ C , T 1 = 25 ˚ C e T 2 = 400 ˚ C .
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

É possível revenir um eixo cilíndrico, de aço 4140 temperado em óleo com 100 mm (4 in) de diâmetro, para obter um limite de resistência à tração mínimo de 850 Mpa (125.000 psi) e uma ductilidade mínim
É possível revenir um eixo cilíndrico, de aço 4140 temperado em óleo com 12,5 mm (0,5 in) de diâmetro, para obter um limite de resistência à tração mínimo de 1000 Mpa (145.000 psi) e uma ductilidade m
Qual é a principal diferença entre os processos de envelhecimento natural e artificial?
Compare o endurecimento por precipitação (Seção 11.9) com o endurecimento de um aço por têmpera e revenido (Seções 10.5, 10.6 e 10.8) em relação aos seguinte:O procedimento completo de tratamento térm