Responde Aí

Exercícios Resolvidos de Comando switch

Ver Teoria

Enunciado

Observe o seguinte programa:

Considerando que o usuário digite 7 quando uma entrada for requisitada, responda o que será impresso na tela ao final de sua execução e qual é a importância do comando break em estruturas switch case?

Passo 1

Para resolvermos esse exercício nós devemos saber exatamente qual é a função do break em uma estrutura switch case. Isso acontece, pois se um determinado case não é encerrado com break a estrutura switch case continua efetuando verificações e, como nesse caso as instruções dos cases alteram diretamente a variável “escolhida”, nós podemos ter diversas execuções de instruções.

Passo 2

Beleza, vamos entender tudo isso na prática.

Como o enunciado nos fornece a informação de que n está armazenando o valor 7, nós temos certeza de que o primeiro case (case 7) será executado. Logo, n passará armazenar o valor 8 e como esse case não é finalizado com o comando break a execução da estrutura deve continuar.

Passo 3

Sendo assim, o segundo case (case 8) também será executado e é nele que teremos a nossa primeira impressão. Após a impressão de n (que nesse momento armazena o valor 8), nós teremos o incremento de duas unidades nessa variável, ou seja, agora ela passa a armazenar o valor 10 e mais uma vez um case dessa estrutura não é encerrado com break.

Passo 4

Esse não encerramento implica na execução do terceiro case (case 10), que simplesmente incrementa n em uma unidade (passando a assumir o valor 11) e finalmente é encerrado com o comando break.

Passo 5

Sendo assim, mesmo que o quarto case (case 11) seja verdadeiro, uma vez que n assume o valor 11, o mesmo não será executado, assim como qualquer outro caso dessa estrutura. Isso acontece, pois a partir do momento que há um break em uma estrutura switch case a sua execução é encerrada e o programa continua sua execução a partir das instruções presentes após essa estrutura.

Resposta

Portanto, teremos apenas a impressão do número 8 na tela.