Exercícios Resolvidos de Comando while

Ver Teoria

Enunciado

Escreva um programa em C que lê 15 valores reais, encontra o maior e o menor deles e mostra o resultado.

Passo 1

Vamos para mais um exercício!

Como sempre, a primeira coisa que devemos fazer é definir o escopo do nosso programa.

Passo 2

Com o escopo definido, podemos pensar e declarar as variáveis que nos auxiliarão no desenvolvimento desse programa.

Informações:

  • numeros é o vetor que armazenará os valores reais inseridos pelo usuário;
  • maior e menor são as variáveis que armazenarão o maior e o menor número, respectivamente;
  • i será a variável contadora de um laço de repetição.

Passo 3

Com todas as variáveis declaradas, podemos requisitar a entrada dos 15 valores reais ao usuário. Dessa forma, utilizaremos o comando de repetição while para preencher o vetor numeros.

Passo 4

Com o vetor numeros preenchido, devemos realizar a identificação do maior e menor número. Para isso, iniciando pelo menor número, como não sabemos de fato qual é consideraremos a primeira posição do vetor numeros como aquela que contém o menor valor e inicializaremos a variável contadora i com 1 para iniciar a verificação a partir da segunda posição do vetor.

Como a variável menor está armazenando uma suposição, devemos novamente utilizar o comando de repetição while para percorrer todas as posições do vetor verificando se o valor da posição em questão é menor que o valor armazenado pela variável menor. Caso seja, menor recebe esse valor e a verificação continua a até o fim do vetor.

No final da execução do laço de repetição, temos a garantia de que a variável menor está de fato armazenando o menor valor dentre os 15 presentes no vetor. Esse tipo de busca é denominada linear, pois compara todas as posições do vetor.

Vale lembrar que ao final de cada loop a variável contadora i é incrementada em uma unidade.

Passo 5

Agora nós temos que encontrar o maior número, para ser sincero faremos praticamente a mesma coisa que fizemos no passo anterior.

Então, focando nas diferenças, para armazenar o maior valor utilizaremos a variável maior assim como faremos uma verificação de maior entre a posição de processamento do vetor números durante a execução do comando de repetição e o valor armazenado naquele momento pela variável maior.

Para exemplificar as coisas e entendermos melhor as mudanças, dá uma olhada em como ficou a verificação pelo maior número:

Passo 6

Por fim, nós só temos que realizar a impressão do valor armazenado pelas variáveis maior e menor:

Vale lembrar que para melhorar a visualização da saída podemos realizar a impressão dos valores com 2 casas decimais e adicionando quebras de linha.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)