Exercícios Resolvidos de Criando Expressões

Ver Teoria

Enunciado

Seu tio adora comprar itens importados por serem mais baratos no exterior do que no Brasil, mas ele sempre é surpreendido pelo imposto de importação. Então, ele pediu para você fazer um programa que o ajude a calcular o valor final do produto com o imposto.

No Brasil, o imposto de importação é de 60% sobre o valor do produto somado ao frete, mais o I.C.M.S (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) o qual, no Estado de São Paulo, é de 17% (I.C.M.S é aplicado ao valor do produto mais o frete mais os 60%).

Desse modo, seu programa deve receber o valor do produto e do frete em dólares, e imprimir na tela o valor final da compra.

Passo 1

A primeira coisa que devemos fazer é definir o escopo do nosso programa.

Como uma impressão deve ser realizada, temos que incluir as funções de entrada e saída presentes na biblioteca padrão stdio.h.

Além disso, devemos declarar a função main() que será responsável por alocar e executar o código principal do nosso programa.

Passo 2

Com o escopo definido, devemos declarar as variáveis e constantes que serão úteis para a codificação do programa.

Passo 3

Com as variáveis declaradas, podemos codificar o comando de entrada dos dados, nesse caso utilizaremos a função scanf().

Passo 4

Agora podemos criar a expressão que soma o valor do imposto de importação sobre o valor do produto somado ao valor do frete.

Passo 5

Nesse momento, devemos completar a expressão do valor total em dólares somando o valor do I.C.M.S do estado de São Paulo sobre o valor do produto somado o valor do frete e com o valor do imposto de importação.

Passo 6

Para finalizar o cálculo do valor de importação, basta transformamos o valor armazenado pela variável valorTotalDol em reais, para isso multiplicaremos esse valor pela cotação.

Passo 7

Por fim, realizaremos a impressão do valor armazenado pela variável valorTotalReal com duas casas decimais.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)