Exercícios Resolvidos de Diagrama TTT (temperatura, tempo e transformação.

Ver Teoria

Enunciado

Indique as microestruturas formadas nas curvas de resfriamento abaixo mostradas

Passo 1

Fala aí, pessoal! Pra resolver essa questão, vamos ter que analisar o trajeto que a temperatura faz ao longo do tempo no nosso Diagrama TTT (Tempo, Temperatura e Transformação) e observar quais microestruturas estão sendo formadas!

Pra facilitar nossa vida eu separei esse outro Diagrama TTT aqui que mostra exatamente o que tá acontecendo ali:

As regiões marcadas pela letra A são onde o aço ainda se encontra na microestrutura austenítica. As regiões marcadas pelas letras P, B e M são ondem a microestrutura do material faz estrutura Perlítica, Bainítica e Martensítica, respectivamente.

É importante observar que a transformação não acontece de forma instantânea, então é bom a gente se atentar para as faixas de porcentagem!

Passo 2

Agora, vamos colocar um gráfico do lado do outro pra gente conseguir ver legal o que está acontecendo com cada uma das curvas:

a e b) Na primeira e na segunda curva, o material sai direto da microestrutura austenita para martensita com um resfriamento muito rápido! Isso significa que só essa microestrutura é formada!

c) A curva C entra na faixa de transformação acima do “joelho” da curva, isso significa que acontece a transformação do material em perlita. Maaaas, a curva não atravessa a faixa de transformação, logo só uma parte da microestrutura vira perlita! Logo depois a curva desce para a região de formação da martensita, o que indica que teremos as 2 microestruturas no material!

d) A curva D atravessa a faixa de transformação logo acima do “joelho”. Isso significa que toda a microestrutura vira perlita! Mas essa questão tem um pulo do gato, como o material vira perlita próximo ao limite inferior da transformação da perlita, essa perlita que vai ser formada é o que a gente chama de perlita fina.

e) A curva E atravessa a faixa de transformação logo acima do “joelho”. Isso significa que toda a microestrutura vira perlita!

f) A curva F atravessa a faixa de transformação logo acima do “joelho”. Isso significa que toda a microestrutura vira perlita! Mas essa questão tem um outro pulo do gato, como o material vira perlita mais próximo ao limite superior da transformação da perlita, essa perlita que vai ser formada é o que a gente chama de perlita grosseira.

Resposta

  1. 100% martensita;
  2. 100% martensita;
  3. Perlita + martensita;
  4. Perlita fina;
  5. Perlita;
  6. Perlita grosseira.

Exercícios de Livros Relacionados

Cite sucintamente as diferenças entre perlita, bainita e cementita globulizada em relação às suas microestruturas e propriedades mecânicas.
Considerando o diagrama de transformação isotérmica para uma liga ferro-carbono com composição eutetoide ( F i g u r a10.22 ), especifique a natureza da microestrutura final (em termos dos microconsti
Para os itens (a), (c), (d), (f) e (h) do P r o b l e m a10.20 , determine as porcentagens aproximadas dos microconstituintes formados.
Faça uma cópia do diagrama de transformação isotérmica para uma liga ferro-carbono com composição eutetoide ( F i g u r a10.22 ) e então esboce e identifique nesse diagrama as trajetórias tempo-temper
Qual é a força motriz para a formação da cementita globulizada?