Enunciado

Calcule i_1 se (a) R = 1 Ω e (b) R = 9 Ω.

Passo 1

E ai galera! Essa questão pede o valor da corrente i_1 em duas situações: quando o resistor R é de 1 Ω e de 9 Ω. A notícia boa é que nos dois casos a gente resolve da mesma forma!

Beleza, mas como resolve? É o seguinte, olha essa figura:

Note que estão marcados os pontos A, B, C, D, E, F, G e H. Esses são nós! Aí a gente pode analisar em cada um desses pontos as correntes que estão entrando e saindo, beleza? Vamos lá!

Passo 2

Para facilitar, vamos chamar de i_2 a corrente que sai de E e passa pelo resistor R.

Agora vamos analisar as correntes que entram e saem em cada ponto.

Vamos começar pelo ponto G. A fonte de corrente de 2 A garante que naquele fio está passando uma corrente de 2 A , então, no ponto G temos uma corrente de 2 A entrando e mais a corrente i_1 vinda de A. Desse modo, a corrente que está fluindo de G para F é 2 + i_1 .

Show! Agora vamos fazer a mesma coisa para os próximos pontos! No ponto F está entrando 2 + i_1 e saindo 2 i_1 da fonte de corrente entre B e F. Então, a corrente que está saindo de F é 2 + i_1 - 2 i_1 = 2 - i_1 . Essa corrente que sai de F é a mesma que entra em E. Como chamamos a corrente que sai de E para C passando pelo resistor de R de i_2 , e esta está saindo de E, então a corrente que sai de D para C é 2 - i_1 - i_2 . Opa, pera aí! Mas e entre E e D? Note que entre E e D não existe nenhum nó, então a corrente que entra em D é a mesma que sai de E! Mas tem uma fonte de corre entre C e D né?? Então isso garante que entre C e D a corrente é 6 A!!

Passo 3

Show!! Então agora é só igualar o que achamos para as correntes entre C e D:

2 - i_1 - i_2 = 6

Eita, mas agora precisa de mais uma equação para achar i_1 né? Note que os pontos A, B e C são equipotenciais, assim como os pontos D, E, F, G e H. Isso significa que a diferença de potencial entre C e E e entre A e G são as mesmas!

Ufa! Então é só igualar né? Então, assim temos:

R i_2 = 3 i_1

Agora é substituir R=1 e R=9 e depois substituir a relação entre as correntes na equação anterior. Assim, temos:

2 - i_1 - (3 i_1)/(R) = 6

Para R=1:

i_1 = - 1 A

Para R=9:

i_1 = - 3 A

O sinal negativo indica que as correntes estão no sentido contrário que adotamos.

É isso, vamos pra próxima?! :D

Resposta

  1. i_1 = - 1 A
  2. i_1 = - 3 A

Exercícios de Livros Relacionados

A corrente I no circuito da figura 2.63 é:- 0,8 A - 0,2 A 0,2 A 0,8 A
Uma rede tem 12 ramos e 8 laços independentes. Quantos nós existem nessa rede? 19 17 5 4
No circuito da figura 2.67 , uma redução em R 3 leva a uma redução da:Corrente em R 3 Tensão em R 3 Tensão em R 1 Potência dissipada em R 2 Nenhuma das alternativas anteriores
A corrente I_0 na figura 2.64 é:- 4 A - 2 A 4 A 16 A
Os gráficos mostrados em (a) e (b) são dois gráficos básicos não-planares [0 (b) e 0 da figura do problema 6.8 redesenhado] o ramo a - b em (a) e uma fonte de tensão ideal de 6 V com 0 terminal positi