Enunciado

Um capacitor de 50   μ F possui energia w t = 10   c o s ² 377 t   J . Determine a corrente que passa pelo capacitor.

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para dizer como achar o valor referente à corrente a partir da potência de um capacitor. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Bom, nosso primeiro passo vai ser relembrar qual a relação que nos dá a corrente e a potência de um capacitor. Lembrou?? Não?! Dá um pulo lá em Física 3 rapidinho que eu te espero... Já voltou?? Então, me conta aii qual é a fórmula... Acertou, misêrávi!!

i = C d v d t

P = C v 2 2

Como ele nos deu a relação para a tensão e o valor de C, agora é só jogar os valores ali.

Passo 3

Pronto!! Agora é só jogar daqui pra lá e de lá pra cá!!

v ² = 2 P C

v = 632,5 cos ⁡ 377 t  

i = - 11,923 sin ⁡ 377 t   A

Resposta

i = - 11,923 sin ⁡ 377 t   A

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Os indutores da figura 6.87 são incialmente carregados e conectados à caixa preta em t = 0 . Se i 1 0 = 4 A ,i 2 0 = - 2 Aev t = 50 e - 200 tm V para t ≥ 0 , determine: a A energia inicialmente armaze
A corrente i t através de um indutor de 20m H é igual, em magnitude, à tensão nele para todos os valores de tempo. Se i 0 = 2 A , determine i t .
Elabore um problema que ajude outros estudantes a entenderem melhor como os capacitores funcionam juntos quando conectados em série e paralelo.
Determine a capacitância equivalente.
A capacitância equivalente nos terminais a-b no circuito da figura abaixo é 30μ F . Calcule o valor de C.