Enunciado

Uma corrente de 4 sin ⁡ 4 t   A passa por um capacitor de 5F. Descubra a tensão v(t) no capacitor, dado que a tensão inicial é de 1 V.

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para achar a tensão em um capacitor a partir da sua inicial. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Ok, agora o nosso problema vai ser relembrar qual a relação que nos dá a corrente de um capacitor. Lembrou?? Não?! Dá um pulo lá em Física 3 rapidinho que eu te espero... Já voltou?? Então, me conta aii qual é a fórmula... Acertou, misêrávi!!

i = C d v d t

Mas, como queremos descobrir a tensão, vamos transformar para a notação integral.

v = 1 C   ∫ i   d t + v ( 0 )

Como ele nos deu a relação para a corrente e o valor de C, agora é só jogar os valores ali.

Passo 3

Pronto!! Agora é só jogar daqui pra lá e de lá pra cá!!

v = 1 5   ∫ 4 sin ⁡ 4 t   d t + 1

v = 1,2 - 0,2 cos ⁡ 4 t V

Resposta

v = 1,2 - 0,2 cos ⁡ 4 t V

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine a L e q nos terminais a - b do circuito da figura 6.73.
A tensão em um indutor de 200 m H é dada por v t = 3 t 2 + 2 t + 4V p a r at0 Determine a corrente i t que passa pelo indutor. Suponha que i 0 = 1 A .
Usando a figura 6.74, elabore um problema para ajudar os outros estudantes a entenderem melhor como os indutores se comportam quando conectados em série e quando conectados em paralelo.
No circuito da figura 6.82, i o 0 = 2 A . Determine i 0 t e v 0 t para t0 .
A forma de onda da corrente na figura 6.80 percorre um indutor de 3 H . Esboce a tensão através do indutor ao longo do intervalo 0t6 s .