Enunciado

Obtenha a capacitância equivalente do circuito da figura abaixo.

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para calcular a capacitância equivalente. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Bom, nosso primeiro passo vai ser pensar que, por ser um capacitor, sua capacitância equivalente em série é calculada da mesma forma que a resistência equivalente em paralelo (multiplicação dos fatores em cima e soma embaixo).

E a nossa capacitância equivalente em paralelo é calculada seguindo os passos da resistência equivalente em série, ou seja, soma tudo o que tiver de capacitância ali.

C p 1 = C + C = 2 C

C p 2 = C + C = 2 C

Passo 3

Pronto!! Agora é só jogar isso aqui pra lá e passar o de lá pra cá!!

C s 1 = 2 C   x   2 C 4 C

C s 1 = C

Resposta

C s 1 = C

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um indutor de 5 H muda sua corrente de 3 A em 0,2 s. A tensão produzida nos terminais do indutor é:75 V8,888 V3 V 1,2 V
Para o circuito mostrado em (a), a fonte de tensão é dada em (b). calcule a corrente i em i l 0 = - 1 A para:a) 0t1 s b) 1t2 s
No Problema 6.3, suponha que o valor da tensãono indutor em t = 0 seja -18 V em vez de 3 V.a) Determine as expressões numéricas para i e v em t $ 0.b) Especifique os intervalos de tempo em que o indut
A corrente em um indutor de 200 mH é i = (B1 cos 200t + B2 sen 200t)e-50t A, t $ 0. A tensão no indutor (convenção passiva) é 4,25 V em t = 0. Calcule a potência nos terminais do indutor em t = 25 ms.