Enunciado

A tensão e a corrente foram medidas nos terminais do dispositivo mostrado na Figura P2.14(a). Os valores de v e i são dados na tabela da Figura P2.14(b). Use os valores da tabela para construir um modelo de circuito para esse dispositivo, consistindo-se de um único resistor do Apêndice H.

Passo 1

Iae, meus queridos! Td certinho??

Pode parecer difícil, mas não é, pode confiar

Essa questão nos diz que para cada corrente, é medida uma tensão sobre um dispositivo, nossa tarefa é encontrar qual a resistência equivalente desse dispositivo. Para isso vamos aplicar a lei de ohm nos dados da tabela fornecia, assim encontrando o valor de R .

Passo 2

Dada a tabela

Aplicando a lei de ohm em todos os dados, vemos que

U = R · i → R = U i

R = 1,2 k Ω

Tranquilo, né? Continue focado que você vai se dar muito bem.

Resposta

R = 1,2 k Ω

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule a corrente i na figura 2.68 quando a chave se encontra na posição 1 .Calcule a corrente quando a chave estiver na posição 2 .
Uma barra de silício tem 4c m de comprimento com uma seção circular. Se a resistência da barra for 240Ω à temperatura ambiente, qual o raio da seção transversal da barra?
60. Se as lâmpadas do Problema 2.59 estiverem conectadas em paralelo a uma fonte de 120V , calcule a corrente que passa em cada lâmpada.
65. Um galvanômetro de d’Arsonval com resistência interna de 1 k Ω requer 10m A para produzir uma deflexão de fundo escala. Calcule o valor de uma resistência em série necessária para medir 50V de fun
78. No circuito da Figura 2.137, o contato divide a resistência do potenciômetro entre α R e 1 - α R , 0α1 .Determine v 0 / v s .