10a. questão:

Compare o caráter iônico do óxido e do nitreto de um mesmo elemento metálico.

Passo 1

O enunciado pede para comparar o caráter iônico de dois compostos de um mesmo metal M: o óxido MaOb e o nitreto McNd. Aqui usamos dois critérios principais da teoria de ligações iônicas e covalentes: a diferença de eletronegatividade e a polarização segundo as “regras de Fajans”.

Passo 2

Calculemos a diferença de eletronegatividade entre o metal M (eletronegatividade chiM) e o oxigênio ( chiO=3,44) e entre M e o nitrogênio ( chiN=3,04). Em geral, se De<achi é maior, a ligação tende a ser mais iônica.
De<achiMO = chiO - chiM
De<achiMN = chiN - chiM
Como chiO>chiN, segue que
De<achiMO ;>;De<achiMN,
logo a ligação metal–oxigênio tem caráter iônico maior que a metal–nitrogênio.

Passo 3

Segundo as regras de Fajans, a covalência aumenta quando o cátion é pequeno e/ou a carga do ânion é grande e seu raio também é maior (mais polarizável). No nosso caso:
  • O 2– tem carga -2 e raio approx 126 pm.
  • N 3– tem carga -3 e raio approx 146 pm.
    O ânion N 3–, por ter carga maior e tamanho também maior, é mais polarizável, favorecendo a distorção da nuvem eletrônica e, portanto, aumentando o caráter covalente do nitreto em relação ao óxido.

Passo 4

Conjugando os dois critérios:
1. De<achiMO>De<achiMN Rightarrow óxido mais iônico.
2. ânion N 3– mais polarizável que O 2 Rightarrow nitreto mais covalente.

Resposta

O óxido do metal possui caráter iônico mais acentuado que o nitreto.

Exercícios relacionados