*13.16. O duplo plano inclinado suporta os blocos A e B, cada um com peso de 10 lb . Se o coeficiente de atrito cinético entre os blocos e o plano é muc=0,1, determine a aceleração de cada bloco.
Problema 13.16

Passo 1

O enunciado descreve dois blocos A e B, cada um com peso de 10,lb, apoiados em dois planos inclinados distintos e conectados entre si (sistema de dupla rampa). Foi dado o coeficiente de atrito cinético muc=0,1 e pede-se a aceleração de cada bloco.

Passo 2

Para escrever as equações de movimento de cada bloco, precisaríamos conhecer as inclinações dos planos (os ângulos alpha e beta) e a geometria do sistema (como eles estão conectados, comprimento de corda, posição das polias etc.). Esses dados são essenciais para decompor o peso em forças paralelas e normais, bem como para calcular as forças de atrito e a resultante que gera a aceleração.

Passo 3

Como o enunciado não fornece os valores dos ângulos de inclinação nem a configuração geométrica completa do sistema, não é possível determinar as componentes de peso, a força normal nem a força de atrito em cada bloco. Sem esses valores, não há como montar as equações de Newton para obter a aceleração.

Resposta

Não é possível resolver o exercício pois faltam os ângulos de inclinação dos planos e a descrição geométrica completa do sistema.

Exercícios relacionados