9.16 Para uma liga com composição de 52 \% p Zn-48 %p Cu, cite as fases presentes e as suas frações mássicas nas seguintes temperaturas: 1000^{\circ} \mathrm{C}, 800^{\circ} \mathrm{C}, 500^{\circ} \mathrm{C} e 300^{\circ} \mathrm{C}.

Passo 1

O enunciado pede, para uma liga de Cu–Zn com composição global de 52 % em massa de Zn, as fases presentes e suas frações mássicas a 1000\,^\circ\mathrm{C}, 800\,^\circ\mathrm{C}, 500\,^\circ\mathrm{C} e 300\,^\circ\mathrm{C}. Para aplicar a regra de alavanca e identificar as fases equilibradas em cada temperatura, precisamos conhecer no diagrama de fases Cu–Zn, a 52 % Zn, as composições de equilíbrio do líquido e/ou dos sólidos (C_L, C_α, C_β etc.) em cada temperatura.

Passo 2

Como não foi fornecido o diagrama de fases nem os valores de composição de equilíbrio em cada temperatura, não é possível ler as concentrações de fase necessárias (por exemplo C_L e C_\beta a 800\,^\circ\mathrm{C}, ou C_\alpha e C_\beta a 500\,^\circ\mathrm{C}, etc.) e, portanto, não podemos calcular as frações mássicas com a regra de alavanca.

Resposta

Não há como determinar as fases presentes nem suas frações mássicas sem o diagrama de fases Cu–Zn (ou tabelas de equilíbrio) que forneça as composições de cada fase nas temperaturas solicitadas.

Exercícios relacionados