56-Sobre Barragens e Reservatórios de uma CH :
56.5-Como funciona o reservatório a fio d’água?
56.5-Como funciona o reservatório a fio d’água?
Passo 1
O enunciado pergunta o que é e como funciona um reservatório a fio d’água em uma usina hidrelétrica. O conteúdo é de hidráulica aplicada a barragens e reservatórios, mais especificamente os tipos de reservatórios usados em centrais hidrelétricas.
Passo 2
Reservatório a fio d’água é aquele cuja capacidade de armazenagem é muito pequena e cujo nível de água é mantido praticamente constante no ponto de jusante da barragem (no vertedor). Ele não faz acumulação significativa para regular vazões ao longo do tempo.
Passo 3
Na prática, o fluxo de água que chega à barragem passa quase que imediatamente pelas turbinas ou pelo vertedor, sem que haja mudança relevante no volume retido. A usina gera energia variando a quantidade de água liberada de acordo com o aporte natural do rio.
Passo 4
Como não há reservação para períodos secos ou cheias, o reservatório a fio d’água só consegue manter a produção de energia enquanto o rio fornecer água. Isso reduz impactos alagando áreas e diminui custos de construção, mas oferece pouca flexibilidade de despacho da usina.
Resposta
O reservatório a fio d’água funciona mantendo o nível de água quase constante e sem armazenar volumes importantes. A vazão natural do rio entra na central e é imediatamente usada pelas turbinas ou vertida, de modo que a usina só opera de acordo com o fluxo real do rio, sem reserva para regularização prolongada.