“A análise sistemática de cátions e ânions, difere nos procedimentos experimentais pois os cátions utilizam reagentes específicos para precipitarem grupos de íons; quanto aos ânions, um mesmo ânion precipita com diferentes
reagentes precipitantes, o que impossibilita separá-los em grupos.” Essa afirmação está correta? Argumente sua resposta.
reagentes precipitantes, o que impossibilita separá-los em grupos.” Essa afirmação está correta? Argumente sua resposta.
Passo 1
O enunciado aborda a análise sistemática de íons em solução, especificamente a separação de cátions em grupos de precipitação sequencial através de reagentes gerais em química analítica qualitativa (HCl,
S, N
OH, N
C
). A questão central é se o mesmo esquema de grupos pode ser aplicado aos ânions, considerando que um ânion pode precipitar com diferentes reagentes, o que aparentemente impossibilita a separação em grupos.
Passo 2
Na análise de cátions, cada reagente geral precipita um conjunto específico de cátions, sem afetar os demais que permanecem para as etapas seguintes. Por exemplo:
Cada grupo é removido da solução, não interferindo nas etapas subsequentes.
Passo 3
Ao contrário dos cátions, não existem reagentes “gerais” que precipitem um conjunto exclusivo de ânions sem afetar outros. Por exemplo:
-
precipita tanto com (como AgCl) quanto com (como PbC ). -
precipita com , mas também pode precipitar com em condições adequadas.
Isso significa que um mesmo ânion pode formar precipitados com vários agentes, e cada agente pode precipitar vários ânions.
Passo 4
Devido à ausência de um reagente que isole um subconjunto específico de ânions, a análise de ânions não segue um protocolo de grupos análogo ao dos cátions. Em vez disso, cada ânion é identificado individualmente através de:
- testes de evolução de gás (ex: carbonato + ácido libera C
), - precipitação confirmatória (ex: BaC
para ), - reações de coloração ou complexação,
- e outros critérios (pH, solubilidade diferencial, etc.).
Passo 5
Portanto, a afirmação de que os cátions são separados em grupos por reagentes específicos, enquanto os ânions não podem ser separados em grupos porque cada ânion precipita com vários reagentes, está correta. A análise qualitativa de ânions é realizada com testes individuais e confirmatórios, e não por um esquema de grupos como o utilizado para os cátions.
Resposta
A afirmação está correta, pois, ao contrário dos cátions, não existe para ânions um reagente geral que precipite grupos distintos sem sobreposição; por isso, a análise de ânions se baseia em testes específicos e confirmatórios para cada ânion, não em grupos de precipitação.