O que acontece aos elétrons em qualquer processo de eletrização?

Passo 1

O enunciado pergunta o que acontece aos elétrons em qualquer processo de eletrização; o conteúdo é eletrostática e vamos usar a ideia de transferência de elétrons entre corpos neutros para gerar carga.

Passo 2

Eletrização é o processo de fazer um corpo neutro ficar carregado, e isso só ocorre se houver mobilidade de cargas. Em sólidos, os elétrons (,e^-,) são as únicas partículas livres capazes de se mover de um corpo a outro.

Passo 3

Nos diferentes métodos de eletrização (por atrito, contato ou indução), sempre ocorre uma transferência de elétrons: em atrito, o atrito arranca elétrons de um corpo para o outro; em contato, os corpos encostam e equalizam cargas via elétrons; em indução, a aproximação de um corpo carregado faz os elétrons se redistribuírem e, se permitir passagem, sairão de um corpo para o outro.

Passo 4

Como consequência, o corpo que perde elétrons fica carregado positivamente (déficit de elétrons) e o que ganha elétrons fica carregado negativamente (excesso de elétrons). Esse fluxo de elétrons prossegue até que se atinja um novo equilíbrio eletrostático.

Resposta

Em todo processo de eletrização os elétrons são transferidos de um corpo para outro, deixando um corpo com excesso (carga negativa) e o outro com falta (carga positiva) de elétrons.

Exercícios relacionados