1. O que acontece com linhas paralelas horizontais em uma perspectiva com um ponto de fuga?

Passo 1

O enunciado pergunta o que acontece com um conjunto de linhas paralelas horizontais quando desenhamos em perspectiva com um só ponto de fuga. O conteúdo envolvido é Geometria Descritiva – Perspectiva Cônica – uma perspectiva de um ponto de fuga sobre a linha do horizonte.

Passo 2

Em perspectiva cônica de um ponto, só o conjunto de retas paralelo a um eixo que é perpendicular ao plano do quadro (o eixo de profundidade) vai “recuar” na imagem. Essas retas não aparecem mais paralelas no desenho: elas aparentam convergir. Mais precisamente, todas as linhas desse conjunto vão em direção ao mesmo ponto sobre a linha do horizonte, que chamamos de ponto de fuga.

Passo 3

Logo, se tivermos várias linhas horizontais, paralelas entre si e orientadas no sentido de recuar no espaço (isto é, perpendiculares ao plano de projeção), elas não permanecerão desenhadas como retas paralelas. Em vez disso, cada uma delas é projetada de modo a encontrar um único ponto de fuga na linha do horizonte.

Resposta

Todas as linhas paralelas horizontais que recuam no espaço convergem para o mesmo ponto de fuga único na linha do horizonte.

Exercícios relacionados