1. O que acontece com os objetos de uma cena que estão atrás do observador? Eles são renderizados? Justifique.

Passo 1

O enunciado pergunta o que ocorre com os objetos que estão “atrás” do observador numa cena 3D: se eles entram no processo de renderização ou não. O conteúdo envolvido é o pipeline gráfico, mais especificamente a etapa de transformação para coordenadas de câmera e a etapa de recorte (clipping) no volume de visão (view frustum).

Passo 2

Para decidir se um ponto da cena vai aparecer na tela, primeiro o transformamos de coordenadas mundo para coordenadas de câmera, obtendo
(x_c,y_c,z_c)\,.
Em geral definimos um view frustum, limitado por planos de recorte: near, far, left, right, top e bottom. Qualquer vértice que caia fora desse volume é marcado para descarte.

Passo 3

Um objeto totalmente atrás da câmera fica completamente fora do view frustum porque seu componente z_c (na convenção em que câmeras olham para z negativo) é maior que zero para todos os seus pontos, ou seja, está atrás do near plane. No estágio de clipping, todas essas primitivas são rejeitadas.

Passo 4

Como consequência, nenhum vértice desses objetos gera projeção na tela: eles nem entram na etapa de rasterização. Logo, não produzem nenhum fragmento, nem ocupam pixels.

Resposta

Objetos atrás do observador são totalmente fora do view frustum e, por isso, são descartados no clipping — não são renderizados.

Exercícios relacionados