Algumas moléculas, como o oxigênio molecular, têm um estado eletrônico fundamental triplete. Para moléculas com estado fundamental triplete, identifique as multiplicidade dos estados excitados a partir dos quais a fluorescência se origina.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão fala sobre moléculas que têm um estado eletrônico fundamental triplete, como o oxigênio molecular. O conteúdo aqui envolve conceitos de estados eletrônicos e multiplicidade. Para resolver, vamos precisar entender o que é multiplicidade e como identificar os estados excitados que geram fluorescência.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar o que é multiplicidade. A multiplicidade ( M) de um estado eletrônico é dada pela fórmula:
M = 2S + 1
onde S é o spin total dos elétrons. Essa fórmula nos ajuda a identificar se o estado é singlete, triplete, etc.

Passo 3

Sabemos que a molécula tem um estado fundamental triplete. Isso significa que a multiplicidade do estado fundamental é 3. Vamos calcular o spin total S usando a fórmula:
3 = 2S + 1
Resolvendo para S:
2S = 3 - 1
2S = 2
S = 1

Passo 4

Agora, queremos identificar a multiplicidade dos estados excitados de onde a fluorescência se origina. A fluorescência geralmente ocorre entre estados singletes, porque essas transições são permitidas por regras de seleção eletrônica, sendo mais rápidas e intensas.

Passo 5

Aplicando a mesma fórmula para a multiplicidade do estado excitado singlete:
M = 2S + 1
Para um estado singlete, S = 0:
M = 2(0) + 1
M = 1

Resposta

Portanto, para moléculas com estado fundamental triplete, a multiplicidade dos estados excitados de onde a fluorescência se origina é singlete, ou seja, multiplicidade igual a 1.

Exercícios relacionados