2- Dê alguns exemplos de palavras, como “trabalho”, que significam uma coisa quando usadas no cotidiano e outra quando definidas cientificamente.
Passo 1
A questão pede pra listar algumas palavras que têm um significado no uso cotidiano e outro mais técnico, científico (no caso da física). O conteúdo envolve entender conceitos físicos básicos e como eles diferem do sentido que damos a essas mesmas palavras no dia a dia.
Passo 2
Vamos ao exemplo de “trabalho”: no cotidiano “trabalho” costuma ser o emprego ou uma tarefa; já cientificamente, em mecânica, define-se trabalho como o produto da força pelo deslocamento na direção dessa força.
Passo 3
Agora “energia”: no dia a dia falamos de energia como vigor, disposição ou até eletricidade em geral; em física, energia é a capacidade de realizar trabalho ou de provocar transformações, como, por exemplo, energia cinética ou potencial.
Passo 4
Em seguida “potência”: popularmente falamos de potência pra indicar força, habilidade ou capacidade de alguém; em física, potência é a taxa de variação do trabalho no tempo, ou seja, a rapidez com que se realiza trabalho.
Passo 5
Outro exemplo é “força”: no uso comum usamos força pra dizer insistência, poder de convencimento ou vigor físico; no contexto científico, força é uma grandeza vetorial definida pela segunda lei de Newton,
Passo 6
Também podemos citar “pressão”: no cotidiano dizemos que algo nos causa pressão (estresse); já em física, pressão é a força aplicada por unidade de área, definida por
Resposta
Alguns exemplos de palavras com sentidos diferentes no uso cotidiano e na física são:
• Trabalho: cotidiano = emprego ou tarefa; científico =
.
• Energia: cotidiano = vigor ou disposição; científico = capacidade de realizar trabalho.
• Potência: cotidiano = força ou habilidade; científico =
.
• Força: cotidiano = insistência ou vigor; científico =
.
• Pressão: cotidiano = sensação de estresse; científico =
.