Em alguns pedágios rodoviários, existe um fino arame metálico fixado verticalmente no piso da rodovia que entra em contato com os carros antes que eles alcancem a guarita do funcionário do pedágio. Qual é a finalidade do arame?

Passo 1

Beleza, manda ver: o exercício pergunta por que tem aquele fio fininho de metal cravado no asfalto, que “atira” na lataria do carro antes de você chegar na cabine do pedágio. O assunto é eletrostática (cargas elétricas e aterramento) e vamos usar o que sabemos sobre como objetos ganham carga por atrito e a importância de escoar essa carga para a terra.

Passo 2

Primeiro, precisamos entender como o carro fica carregado: quando o carro rola na pista, há atrito entre o pneu e o asfalto, entre o ar e a lataria, etc. Esse atrito faz elétrons se deslocarem, acumulando carga elétrica na carroceria. No jargão da eletrostática, dizemos que o carro adquire uma carga por fricção.

Passo 3

Agora, imagine o atendente do pedágio dentro de uma cabine isolada (ela é feita de madeira ou plástico, não conduz bem eletricidade). Se você, já carregado, encostar nele e ele estiver em potencial diferente, pode levar um choque. É justamente esse “estalo” de descarga que queremos evitar.

Passo 4

A solução é aterramento imediato do carro antes do atendente: o fio metálico está ligado diretamente ao solo (terra). Quando a parte metálica do carro roça nesse fio, a carga acumulada “escorre” para o chão, igualando o potencial elétrico do carro ao da terra. Assim, você chega sem carga alguma na cabine e não dá choque em ninguém.

Resposta

O arame serve para descarregar (aterrar) a carga estática acumulada na carroceria dos veículos, evitando choques elétricos em quem estiver mexendo no pedágio.

Exercícios relacionados