Analise as características básicas do modelo de RPECV. Explique por que a magnitude da repulsão diminui na seguinte ordem: par livre - par livre > par livre - par ligante > par ligante - par ligante.

Passo 1

O enunciado pede para a gente analisar o modelo de repulsão de pares eletrônicos da camada de valência (RPECV, ou VSEPR em inglês) e explicar por que as interações de repulsão obdecem à ordem
\text{par livre–par livre} > \text{par livre–par ligante} > \text{par ligante–par ligante}.
Vamos usar conceitos de distribuição de densidade eletrônica e geometria molecular para justificar essa sequência.

Passo 2

No modelo de RPECV cada par eletrônico (seja um par livre, LP, ou um par ligante, BP) ocupa uma região da nuvem eletrônica em torno do átomo central. Esses pares se repelem porque são nuvens de carga negativa e tendem a se posicionar de modo a maximizar a distância entre si.

Passo 3

Par livre–par livre (LP–LP): cada par livre está confinado apenas ao átomo central, sem compartilhamento com outro núcleo. Isso faz a densidade eletrônica dessas nuvens ser maior e mais espalhada do que nos pares ligantes, que ficam “presa” entre dois núcleos. Como resultado, duas nuvens de LP se repelem com força máxima.
Par livre–par ligante (LP–BP): aqui um dos pares é livre (alta densidade perto do núcleo) e o outro está compartilhado entre o central e um átomo vizinho (menor densidade junto ao central). A nuvem de par livre incomoda menos a nuvem ligante do que outro par livre, mas ainda causa repulsão maior que dois pares ligantes entre si.
Par ligante–par ligante (BP–BP): cada par ligante está entre o átomo central e um átomo ligado, o que “puxa” parte da densidade eletrônica para fora do centro. Como essas nuvens estão mais diluídas perto do átomo central, a repulsão entre duas delas é a menor das três situações.

Passo 4

Resumindo, a ordem decrescente de repulsão vem da variação na concentração de carga eletrônica perto do átomo central:
R(\text{LP},\text{LP}) > R(\text{LP},\text{BP}) > R(\text{BP},\text{BP}).
Pares livres têm maior densidade e, portanto, repelem-se mais fortemente; pares ligantes compartilham elétrons com o ligante e geram repulsão menor.

Resposta

A intensidade de repulsão decresce na ordem par livre–par livre > par livre–par ligante > par ligante–par ligante porque pares livres concentram mais densidade eletrônica no átomo central, gerando repulsões maiores, enquanto pares ligantes têm densidade mais distribuída entre dois átomos, reduzindo a força repulsiva.

Exercícios relacionados