Apresente a reação entre o eugenol e NaOH e escreva estruturas de ressonância que mostrem como o ânion do eugenol é estabilizado.
Passo 1
O enunciado pede para mostrar a reação ácido–base entre o eugenol (fenol alil-metoxilado) e hidróxido de sódio e, em seguida, apresentar as principais estruturas de ressonância do ânion fenoxido resultante. Vamos usar conceitos de acidez de fenóis e de delocalização eletrônica em sistemas aromáticos.
Passo 2
O grupo –OH fenólico do eugenol reage com o íon hidróxido para formar o sal de sódio do fenoxido e água. A equação global é:
onde “Eugenol–O^{-} Na^{+}” é o fenoxido de sódio do eugenol.
Passo 3
Fenóis têm pKₐ em torno de 10, portanto o OH do eugenol é suficientemente ácido para doar próton a NaOH (pKₐ da água \approx 15,7). A base forte retira o próton, gerando o ânion fenoxido, cuja estabilidade extra é explicada pela ressonância.
Passo 4
O ânion fenoxido do eugenol (vamos chamar de I) apresenta quatro formas-canônicas chave, em que a carga negativa se delocaliza sobre o oxigênio e os carbonos orto e para do anel aromático. Em bloco:
\underbrace{\text{I: carga no }O}_{\text{fenoxido}} \;\Longleftrightarrow\; \underbrace{\text{II: dupla ligação }O=C_{1}\text{, carga em }C_{2}}_{\text{orto}} \;\Longleftrightarrow\; \underbrace{\text{III: dupla ligação deslocada, carga em }C_{4}}_{\text{para}} \;\Longleftrightarrow\; \underbrace{\text{IV: carga em }C_{6}}_{\text{orto oposto}}
– I) O^{-} ligado ao carbono ipso (C_{1}) do anel.
– II) A nuvem eletrônica de O^{-} forma dupla ligação com C_{1}, deslocando uma ligação π em direção a C_{2} e gerando carga em C_{2} (orto).
– III) Novo deslocamento de π leva a carga em C_{4} (posição para).
– IV) Mais um deslocamento põe a carga em C_{6} (orto oposto).
As principais estruturas de ressonância do ânion fenoxido são:
\underbrace{\text{carga em O}}_{\text{I}} \;\Longleftrightarrow\; \underbrace{\text{carga em C}_{2}}_{\text{II}} \;\Longleftrightarrow\; \underbrace{\text{carga em C}_{4}}_{\text{III}} \;\Longleftrightarrow\; \underbrace{\text{carga em C}_{6}}_{\text{IV}}
essas formas mostram como a carga negativa se espalha sobre o oxigênio e o anel, estabilizando o ânion.