Assinale a sentença errada:
( ) A tensão em um indutor está adiantada 90^{\circ} em relação a sua corrente.
( ) A tensão em um capacitor está atrasada 90^{\circ} em relação a sua corrente.
( ) Em um circuito RC paralelo alimentado por uma fonte de tensão AC pode-se afirmar que a corrente total do circuito deve estar atrasada em relação a tensão da fonte.
( ) Em um circuito RL série alimentado por uma fonte de tensão AC pode-se afirmar que a corrente total do circuito deve estar atrasada em relação a tensão da fonte.
( ) Em um circuito RL paralelo alimentado por uma fonte de tensão AC pode-se afirmar que a corrente total do circuito deve estar atrasada em relação a tensão da fonte.

Passo 1

O enunciado lista cinco afirmações sobre defasagens em circuitos de corrente alternada e pede para identificar aquela que está errada. Para resolver, precisamos usar a teoria de defasagem em componentes básicos (indutor e capacitor) e a análise vetorial (fasorial) da soma de correntes em configurações série e paralelo.

Passo 2

Relembrando as relações de fase em componentes ideais:
  • Em um indutor, a tensão v_L(t) está adiantada 90^\circ em relação à corrente i_L(t).
  • Em um capacitor, a corrente i_C(t) está adiantada 90^\circ em relação à tensão v_C(t). Equivalentemente, a tensão no capacitor atrasa 90^\circ em relação à sua corrente.

Passo 3

Analisando o circuito RC paralelo:
  • A tensão da fonte V aplica-se igualmente ao resistor e ao capacitor.
  • A corrente no resistor, I_R, está em fase com V.
  • A corrente no capacitor, I_C, está adiantada 90^\circ em relação a V.
  • A corrente total é a soma fasorial
I = I_R + I_C.
Graficamente, isso resulta em um vetor I que possui componente em fase (de I_R) e componente adiantada (de I_C), de modo que I fica adiantada em relação a V. Logo, a afirmação de que a corrente total está atrasada em relação à tensão é incorreta.

Passo 4

Analisando o circuito RL série:
  • Existe apenas uma corrente I que atravessa resistor e indutor.
  • Devido ao indutor, essa corrente atrasa em relação à tensão da fonte.
  • Portanto a afirmação de que a corrente total atrasa em relação à tensão é correta.

Passo 5

Analisando o circuito RL paralelo:
  • A tensão da fonte é comum aos ramos.
  • A corrente pelo resistor está em fase com a tensão.
  • A corrente pelo indutor atrasa 90^\circ em relação à tensão.
  • A soma fasorial dá uma corrente total atrasada em relação à tensão. Logo, a afirmação é correta.

Resposta

A sentença errada é a terceira:
Em um circuito RC paralelo alimentado por uma fonte de tensão AC, a corrente total não está atrasada em relação à tensão da fonte (ela fica adiantada).

Exercícios relacionados