O átomo de sódio sofre ionização perdendo o seu primeiro elétron para formar
, o que dificulta (ou impossibilita) a formação do íon
?
Passo 1
Beleza, o enunciado tá perguntando por que, depois de você tirar o primeiro elétron do sódio e formar
, fica muito difícil (ou quase impossível) tirar o segundo elétron e virar
. Isso entra na parte de Química Inorgânica/estrutura eletrônica de átomos e energia de ionização. Vamos precisar entender:
- O que é energia de ionização;
- Como a configuração eletrônica muda ao remover elétrons;
- Por que tirar elétrons de camadas mais internas exige muuuita energia.
Passo 2
Primeiro, revisa o lance de energia de ionização (EI).
- Energia de ionização é a energia mínima necessária pra tirar um elétron de um átomo ou íon no estado gasoso.
- A gente tem a 1ª EI (tira o 1º elétron), 2ª EI (tira o 2º), e assim por diante.
- Geralmente, a cada elétron removido, fica mais difícil tirar o próximo, porque o íon fica com carga positiva maior e “puxa” os elétrons com mais força.
Passo 3
Vamos ver o sódio: configuração eletrônica do Na (Z=11) é
Quando você tira o primeiro elétron, sai o
e sobra
Que é a mesma configuração estável do Neônio (
). Por isso a 1ª energia de ionização do Na não é tão alta: você só tava tirando o elétron mais “externo” e relativamente fraco.
Passo 4
Agora, pra formar
, você teria que tirar um elétron de
. Mas o
já tem configuração tipo gás nobre
. Esses elétrons estão num nível interno bem preso pelo núcleo. A 2ª energia de ionização do Na é enorme (pensa em algo tipo ~4562 kJ/mol), comparado à primeira (~496 kJ/mol). É tanta energia que praticamente não compensa:
- O núcleo com carga +11 fica puxando demais o elétron de
. - Quebrar um arranjo estável de gás nobre é caríssimo em energia.
Resposta
Não dá pra formar
na prática porque a 2ª energia de ionização do Na é altíssima: depois de virar
com configuração de gás nobre, remover outro elétron de camada interna exige MUITA energia, tornando o processo inviável.