O avanço da ciência e tecnologia tem permitido o desenvolvimento de técnicas analíticas cada vez mais sensíveis. Neste contexto, poluente e agentes em potencial, causadores do câncer podem ser detectados em níveis de partes por bilhão, ppb. O que significa esse termo de concentração?

Passo 1

O enunciado diz que certos poluentes podem ser detectados em níveis de “partes por bilhão” (ppb). O conteúdo aqui é unidade de concentração em análises químicas muito sensíveis, que expressa a proporção de soluto em relação ao total da amostra.

Passo 2

Em química analítica, usamos a notação “parte por” para indicar frações muito pequenas. Por exemplo, uma concentração de \mathrm{ppm} (parte por milhão) corresponde a
\frac{\text{quantidade de soluto}}{\text{quantidade de amostra}} = 10^{-6}\,.
Analogamente, “parte por bilhão” significa uma fração de 10^{-9}.

Passo 3

Matematicamente, uma concentração de 1,ppb é definida como
\frac{\text{massa (ou volume) de soluto}}{\text{massa (ou volume) da amostra}} = 1\times10^{-9}\,.

Passo 4

Na prática, em água (densidade \approx 1,kg\cdotL^{-1}), isso equivale a:
1\,\text{ppb} = \frac{1\,\mu\text{g de soluto}}{1\,\text{kg de água}} = \frac{1\,\text{ng de soluto}}{1\,\text{g de água}} = \frac{1\,\text{ng de soluto}}{1\,\text{mL de água}}.ááá

Resposta

“Partes por bilhão” ( \text{ppb}) significa que há uma parte de soluto em cada 10^{9} partes de amostra, o que em água corresponde a 1~\mu\text{g} de soluto por quilograma (ou 1~\text{ng} por grama/mililitro) da amostra.

Exercícios relacionados