Com base nas normas indicadas abaixo, classifique-as quanto ao tipo. Indique se ela está relacionada com a avaliação de propriedades dos materiais e ou seu desempenho. Se sim explique
NBR 6118: 2023: Projeto de estruturas de concreto;
NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão;
NBR 16990: Energia fotovoltaica;
NBR 5419: Projetos de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA);
NBR 5626: Instalação predial de água fria;
NBR 15.575: Desempenho das Edificações.
NBR ISO 9001: Sistema de Gestão da Qualidade - Requisitos.
ABNT NBR 6648: Chapas grossas de aço carbono para uso estrutural.
ABNT NBR 13006: definições, classificação, características e marcação de placas cerâmicas.
IT 01 PARTE I - Exigências das medidas de segurança contra incêndio e emergências. Corpo de Bombeiro do Estado do Pará.

Passo 1

O enunciado pede que a gente classifique cada norma segundo o “tipo” (por exemplo, norma de projeto, de desempenho, de produto, de sistema de gestão ou instrução técnica) e que informe se cada uma delas se relaciona à avaliação de propriedades dos materiais e/ou ao seu desempenho. Se a norma tratar de requisitos de características físicas, mecânicas ou de durabilidade de um material, ou definir critérios de desempenho, devemos marcar “sim” e explicar brevemente. Caso contrário, marcamos “não”.

Passo 2

Definimos as categorias de normas para esta classificação:
Norma de projeto ou instalação – estabelece regras de concepção, dimensionamento e montagem de sistemas ou estruturas.
Norma de desempenho – fixa requisitos e critérios para que produtos, sistemas ou edificações atinjam níveis mínimos de desempenho (como habitabilidade, segurança, conforto).
Norma de produto – especifica características, ensaios e marcações de matérias-primas ou componentes industriais.
Norma de sistema de gestão – define requisitos para organização e processos de gestão da qualidade, ambiental etc.
Instrução técnica (IT) – documento de caráter local ou setorial que traz exigências específicas (por exemplo, de segurança contra incêndio).

Passo 3

Classificamos as normas de projeto e instalação. Essas normas não detalham ensaios de materiais nem critérios de desempenho de produto, mas sim regras de concepção e montagem.
• NBR 6118:2023 – Projeto de estruturas de concreto
• NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão
• NBR 16990 – Energia fotovoltaica (projetos e instalação)
• NBR 5419 – Proteção contra descargas atmosféricas (SPDA)
• NBR 5626 – Instalação predial de água fria
Para todas elas: “relação com avaliação de propriedades de materiais/desempenho?” Não. Elas definem critérios de projeto e segurança, mas não especificam ensaios ou valores de propriedades de matérias-primas.

Passo 4

Analisamos normas de desempenho e de sistema de gestão.
• NBR 15.575 – Desempenho das edificações: é uma norma de desempenho que estabelece níveis mínimos de conforto, durabilidade e segurança dos elementos construtivos. Relação com desempenho? Sim: define critérios de avaliação de estados limite de serviço, durabilidade e controle de danos em componentes (pisos, coberturas, fachadas etc.).
• NBR ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade – Requisitos: norma de sistema de gestão, sem ensaios de materiais nem desempenho de produto. Relaciona-se à qualidade de processos, não à avaliação de materiais ou desempenho construtivo. Relação? Não.

Passo 5

Examinamos normas de produto.
• ABNT NBR 6648 – Chapas grossas de aço carbono para uso estrutural: norma de produto que especifica composição química, propriedades mecânicas e ensaios de chapas. Relação com avaliação de propriedades? Sim: define método de ensaio, limites de resistência, ductilidade e controle de qualidade.
• ABNT NBR 13006 – Definições, classificação, características e marcação de placas cerâmicas: norma de produto que detalha requisitos físicos (absorção, resistência à flexão), classes de uso e marcação. Relação com avaliação de propriedades? Sim: estabelece critérios de ensaio e desempenho das placas.

Passo 6

Por fim, a instrução técnica:
• IT 01 PARTE I (Corpo de Bombeiros do Pará) – Exigências das medidas de segurança contra incêndio e emergências: documento que fixa exigências de projeto, instalações e procedimentos de combate a incêndio em edificações no Estado do Pará. Relação com avaliação de propriedades de materiais? Não: trata de medidas de segurança e fluxos de evacuação, não de ensaios ou desempenho de materiais.

Resposta

NBR 6118:2023 – Norma de projeto de estruturas de concreto. Relação com avaliação de propriedades/desempenho? Não.
NBR 5410 – Norma de instalação elétrica de baixa tensão. Relação com avaliação de propriedades/desempenho? Não.
NBR 16990 – Norma de projeto e instalação de sistemas fotovoltaicos. Relação com avaliação de propriedades/desempenho? Não.
NBR 5419 – Norma de projeto de SPDA. Relação com avaliação de propriedades/desempenho? Não.
NBR 5626 – Norma de instalação predial de água fria. Relação com avaliação de propriedades/desempenho? Não.
NBR 15.575 – Norma de desempenho de edificações. Relação com avaliação de propriedades/desempenho? Sim; define critérios de desempenho e durabilidade de componentes estruturais e de vedação.
NBR ISO 9001 – Norma de sistema de gestão da qualidade. Relação com avaliação de propriedades/desempenho? Não.
ABNT NBR 6648 – Norma de produto (chapas grossas de aço carbono). Relação com avaliação de propriedades/desempenho? Sim; especifica composição, propriedades mecânicas e ensaios.
ABNT NBR 13006 – Norma de produto (placas cerâmicas). Relação com avaliação de propriedades/desempenho? Yes; estabelece características físicas, classes de uso e métodos de ensaio.
IT 01 PARTE I (Corpo de Bombeiros do Pará) – Instrução técnica de segurança contra incêndio. Relação com avaliação de propriedades/desempenho? Não.

Exercícios relacionados