Uma bola, quando disparada na Terra com um ângulo de 45 graus em relação ao solo e com uma velocidade inicial de módulo 10 m/s, descreve uma trajetória parabólica.
Na parte mais alta da trajetória, desprezando-se todas as forças dissipativas, a força resultante que atua sobre a bola:
A) é nula.
B) aponta para o mesmo sentido da trajetória.
C) aponta para baixo.
D) aponta para cima.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício fala sobre o movimento de uma bola lançada na Terra com um ângulo de 45 graus e uma velocidade inicial de 10 m/s, formando uma trajetória parabólica. A matéria envolvida aqui é a cinemática de projéteis e leis de Newton. Para resolver, vamos precisar entender como funcionam as forças atuando na bola durante seu movimento.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que, em uma trajetória parabólica sem resistência do ar, a única força que age sobre a bola é a gravidade. A gravidade sempre puxa os objetos para baixo, com uma aceleração de aproximadamente $ g = 9,8 , m/s² $.

Passo 3

No ponto mais alto da trajetória, a bola para de subir momentaneamente antes de começar a descer. Nesse ponto, a velocidade vertical da bola é zero, mas a velocidade horizontal continua constante, já que não há forças atuando nessa direção (desprezando o atrito do ar).

Passo 4

Agora, vamos pensar na força resultante. Como a única força agindo na bola é a gravidade, a força resultante também é a força gravitacional, que aponta para baixo.

Passo 5

Então, mesmo no ponto mais alto, onde a velocidade vertical é zero, a força resultante não desaparece. Ela continua atuando para puxar a bola de volta para o chão.

Resposta

A força resultante que atua sobre a bola na parte mais alta da trajetória aponta para baixo.
Alternativa C) aponta para baixo.

Exercícios relacionados