As bombas são máquinas geratrizes cuja finalidade é realizar o deslocamento de um líquido. Elas transformam o trabalho mecânico que recebem para seu funcionamento em energia, que é comunicada ao líquido sob as formas de energia de pressão e cinética. A forma como essa transformação é feita permite classificar as bombas. Sobre as classificações e princípios de funcionamento das bombas, associe as duas colunas relacionando os temas com seus respectivos conceitos.
CLASSIFICAÇÕES
(1) Bombas de deslocamento positivo ou volumógeas
(2) Turbobombas ou hidrodinâmicas
(3) Bombas especiais
PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO
( ) as bombas dessa classe possuem um órgão rotatório dotado de pás, chamado de rotor, que exerce sobre o líquido forças que resultam da aceleração que the imprime. Essa aceleração não possui a mesma direção e o mesmo sentido do movimento do líquido em contato com as pás.
( ) são aparelhos hidráulicos que modificam o estado da energia que o fluido possui, a exemplo dos ejetores e carneiros hidráulicos.
( ) a característica principal desta classe de bombas é que a partícula líquida em contato com o órgão que comunica a energia tem aproximadamente a mesma trajetória que o ponto do órgão com o qual está em contato.
Assinale a sequência correta dessa classificação.
a) 3-2-1
b) 2-3-1
c) 2-1-3
d) 1-3-2

Passo 1

O enunciado pede para associar três classes de bombas—(1) bombas de deslocamento positivo, (2) turbobombas ou hidrodinâmicas e (3) bombas especiais—às descrições dadas nos parênteses. Vamos identificar cada descrição e ver a que classe ela pertence.

Passo 2

“A bomba dessa classe possui um órgão rotatório dotado de pás, chamado de rotor, que exerce sobre o líquido forças que resultam da aceleração que lhe imprime. Essa aceleração não possui a mesma direção e o mesmo sentido do movimento do líquido em contato com as pás.”
Esse princípio descreve turbobombas, onde as pás aceleram o fluido. Logo, corresponde à classe (2).

Passo 3

“São aparelhos hidráulicos que modificam o estado da energia que o fluido possui, a exemplo dos ejetores e carneiros hidráulicos.”
Ejetores e carneiros hidráulicos não têm rotor típico de bomba; são considerados bombas especiais. Portanto, corresponde à classe (3).

Passo 4

“A característica principal desta classe de bombas é que a partícula líquida em contato com o órgão que comunica a energia tem aproximadamente a mesma trajetória que o ponto do órgão com o qual está em contato.”
Isso define bombas de deslocamento positivo, pois o fluido ‘segue’ o movimento do órgão. Assim, corresponde à classe (1).

Passo 5

Organizando na ordem das classes (1),(2),(3) e seus princípios, obtemos a sequência:
(1) → (3), (2) → (2), (3) → (1), ou seja (2-3-1).

Resposta

b) (2-3-1)

Exercícios relacionados