Calcule o pH, em cada um dos pontos, na titulação de
de uma solução de
com uma solução de
.
Volume de base adicionados
b)
Volume de base adicionados
b)
Passo 1
Beleza, vamos resolver essa questão juntos! A gente precisa calcular o pH em um ponto específico da titulação entre uma solução de HCl e NaOH. O que isso significa? Basicamente, estamos adicionando uma base (NaOH) a um ácido (HCl) e queremos saber quão ácida ou básica fica a solução após adicionar um certo volume de base. Para isso, vamos precisar saber sobre reações de neutralização e como calcular a concentração de íons na solução.
Passo 2
Primeiro, vamos calcular quantas mols de HCl temos inicialmente. A concentração da solução de HCl é 0,0500 mol/L e o volume que temos é 50,00 mL (que é igual a 0,05000 L). A fórmula para calcular as mols é:
Então,
Passo 3
Agora, vamos calcular quantas mols de NaOH estamos adicionando. A concentração de NaOH é 0,1000 mol/L e o volume adicionado é 10,00 mL (ou seja, 0,01000 L). Usando a mesma fórmula:
Passo 4
A próxima etapa é determinar o que acontece quando misturamos HCl e NaOH. Eles reagem em proporções de 1:1 para formar água e sal (neutralização). Então, vamos ver se temos excesso de ácido ou de base após a reação.
Como a reação é 1:1, o NaOH vai neutralizar 0,00100 mol de HCl. Portanto, o HCl que sobra será:
Passo 5
Agora, precisamos encontrar a concentração de íons H⁺ na solução resultante para calcular o pH. Primeiro, somamos os volumes de HCl e NaOH para encontrar o volume total da solução:
Então, a concentração de H⁺ é:
Passo 6
Finalmente, para encontrar o pH, usamos a fórmula:
Substituindo:
Resposta
O pH da solução após adicionar 10,00 mL de NaOH é aproximadamente 1,60.