Capítulo 1 - responda V ou F
1.1. ( ) Existem políticas governamentais capazes de promover maior eficiência em conjunto com o aumento da igualdade.
1.2. ( ) O custo de oportunidade de um item se resume naquilo que você gasta em moeda para comprá-lo.
1.3. ( ) Os economistas presumem que pessoas racionais realizam mudanças marginais.
1.4. ( ) Um tomador de decisões racional executa uma ação se, e somente se, o benefício marginal exceder o custo marginal.
1.5. ( ) O comércio permite que países e pessoas se especializem nas atividades nas quais são melhores.
1.6. ( ) As economias de mercado não apresentam grande necessidade de instituições governamentais que garantam o direito de propriedade.
1.7. ( ) Um dos dez princípios da economia é que a sociedade enfrenta um tradeoff de médio a longo prazo entre inflação e desemprego.
1.8. ( ) Ciclos de negócios são flutuações regulares nas atividades econômicas.
1.9. ( ) A inflação, o aumento generalizado do nível de preços da economia, é provocada pelo aumento na quantidade de moeda.
1.10. ( ) A externalidade e o poder de mercado são exemplos de falhas de mercado que não necessitam de intervenção governamental.
1.11. ( ) De acordo com a visão de Smith, os impostos têm um efeito positivo sobre a alocação de recursos optimizada.
1.12. ( ) A teoria que sustentava o planejamento central era de que apenas o governo poderia organizar a atividade econômica de forma a promover o bem-estar econômico do aís.
1.13. ( ) Reconhecer que pessoas enfrentam tradeoffs no dia a dia implica a tomada de decisões marginais e equilibradas.
4.1. ( ) O mercado competitivo é aquele no qual há muitos compradores e vendedores e cada um deles tem um impacto significativo sobre o preço de mercado.
4.2. ( ) Os compradores e vendedores em mercados perfeitamente competitivos são chamados formadores de preços.
4.3. ( ) A lei da demanda diz que com tudo o mais mantido constante, quando o preço de um bem aumenta, a quantidade demandada deste diminui; quando o preço diminui, a quantidade demandada do bem aumenta.
4.4. ( ) Um imposto do governo que aumente o preço de perfumes resulta em um movimento ao longo da curva de demanda.
4.5. ( ) Uma isenção fiscal do governo que diminua o preço dos eletrodomésticos resulta em um deslocamento da curva de demanda para a direita.
4.6. ( ) Uma política pública que desencoraja a população a fumar desloca a curva de demanda para a esquerda.
4.7. ( ) A curva de demanda de uma mercadoria é deslocada para a direita quando o preço de um bem substituto diminui.
4.8. ( ) A curva de demanda de uma mercadoria é deslocada para a esquerda quando o preço de um bem complementar diminui.
4.9. ( ) Uma política pública que encoraja pessoas a tomar leite desloca a curva de oferta para a esquerda.
4.10. ( ) A quantidade ofertada de qualquer bem ou serviço é a quantidade que os vendedores querem e podem comprar vender.
4.11. ( ) A curva de oferta se inclina pra cima porque, com tudo o mais mantido constante, um preço menor significa uma quantidade ofertada maior.
4.12. ( ) A oferta de um bem está positivamente relacionada com o preço dos insumos usados na sua produção.
4.13. ( ) Um novo imposto governamental sobre a construção de fábricas de canetas provoca um movimento ao longo da curva da oferta.
4.14. ( ) Vendedores reagem a um excesso de oferta aumentando os preços de suas mercadorias ofertadas.
4.15. ( ) Uma diminuição dos preços de venda provocado por uma política pública representa um deslocamento na curva de oferta.
4.16. ( ) Caso aconteça um deslocamento da curva de demanda por iogurte para a direita e a curva de oferta se mantenha estável, a quantidade de iogurte comercializada ficará estável enquanto o preço do iogurte aumentará.
4.17. ( ) Caso aconteça um deslocamento da curva de oferta de livros para a direita e a curva de demanda se mantenha estável, haverá uma redução dos preços acompanhada de um aumento na quantidade vendida.
4.18. ( ) Podemos afirmar que quando acontece um aumento da demanda e uma redução na oferta, a quantidade de equilíbrio do bem é aumentada.
4.19. ( ) Podemos afirmar que quando acontece um aumento da oferta e uma redução na demanda, o preço de equilíbrio do bem cai.
4.20. ( ) Podemos afirmar que quando ocorre um aumento da demanda e um aumento da oferta, o preço aumenta.
4.21. ( ) Podemos afirmar que quando ocorre uma diminuição na demanda e uma diminuição na oferta, a quantidade de equilíbrio de um bem diminui.
4.22. ( ) Se a demanda por um bem aumenta quando a renda do comprador cai, o bem é chamado de bem superior.
4.23. ( ) Se a demanda por um bem diminui quando a renda do comprador cai, o bem é chamado de bem normal.
4.24. ( ) Se a demanda por um bem diminui quando a renda do comprador cai, o bem é chamado de bem inferior.
4.25. ( ) A demanda de um bem está positivamente relacionada com a preferência que os consumidores possuem sobre esse bem.

Capítulo 5

5.1. ( ) A elasticidade é uma medida do tamanho da resposta dos compradores e vendedores às mudanças das condições do mercado.
5.2. ( ) A demanda por um bem é chamada elástica se a quantidade demandada responde pouco a mudanças no preço.
5.3. ( ) Bens com muitos substitutos próximos tendem a ter a demanda menos elástica.
5.4. ( ) Bens necessários tendem a possuir demanda inelástica enquanto bens de luxo tendem a possuir demanda elástica.
5.5. ( ) Os bens tendem a apresentar demanda menos elástica em horizontes de tempo mais longos.
5.6. ( )Mercados definidos de forma mais estrita tendem a ter demanda mais elástica do que mercados definidos de forma mais ampla.
5.7. ( ) A elasticidade-preço da demanda é calculada como a variação percentual do preço dividida pela variação percentual da quantidade demandada.
5.8. ( ) Apresentando-se as elasticidades em seus valores absolutos, uma elasticidadepreço da demanda maior implica em uma grande resposta da quantidade demandada a alterações de preço.
5.9. ( ) A demanda é considerada elástica quando a elasticidade é menor que 1.
5.10. ( ) Quanto mais vertical for uma curva de demanda que passa por determinado ponto, menor será a elasticidade-preço da demanda.
5.11. ( ) A elasticidade-preço da demanda é igual à 0 quando a demanda é perfeitamente inelástica.
5.12. ( ) A elasticidade-preço da demanda é infinita quando a demanda é perfeitamente elástica.
5.13. ( ) A elasticidade-preço da demanda é constante em todos os pontos de uma curva de demanda linear.
5.14. ( ) Os bens inferiores possuem elasticidade-renda da demanda negativa.
5.15. ( ) Bens supérfluos tendem a apresentar uma baixa elasticidade-renda da demanda. F
5.16. ( ) A elasticidade-preço cruzada da demanda é positiva em bens substitutos e negativa em bens complementares.
5.17. ( ) A oferta de um bem é chamada elástica se a quantidade ofertada desse bem responde pouco a mudanças no preço.
5.18. ( ) Quando a oferta é perfeitamente elástica, a curva de oferta se torna vertical.
5.19. ( ) Quando a curva de demanda é inelástica, uma queda no preço pode fazer com que a receita total dos vendedores diminua.
5.20. ( ) Quando a oferta é perfeitamente inelástica, a curva de oferta se torna horizontal.
5.21. ( ) Se a demanda por um produto for inelástica, um aumento nos preços aumenta a receita total do mercado.
5.22. ( ) Se a demanda por um produto for elástica, um aumento nos preços resulta sempre no aumento da receita total do mercado.
5.23. ( ) Os países exportadores de produtos manufaturados se prejudicam mais com uma redução na renda externa do que os países produtores de commodities, porque a demanda por commodities é mais elástica.
5.24. ( ) Ovos possuem demanda inelástica e videogames possuem demanda elástica. Caso a oferta de ambos os produtos seja duplicada, a variação dos preços dos ovos será muito significativa.
5.25. ( ) Arroz possui a demanda inelástica e perfume possui demanda elástica. Caso a oferta de ambos os produtos seja reduzida pela metade, a variação da quantidade de equilíbrio dos perfumes será muito significativa.

Passo 1

Beleza, o exercício é uma bateria de afirmações (Verdadeiro ou Falso) sobre três tópicos de economia:
  • Capítulo 1: Princípios básicos da economia (trade-offs, custo de oportunidade, eficiência, igualdade, mercado, falhas, etc.).
  • Capítulo 4: Oferta e demanda (mercado competitivo, curvas, deslocamentos, equilíbrio).
  • Capítulo 5: Elasticidades (preço, renda, cruzada, elasticidade da oferta, receita total).
O que a gente precisa para resolver?
  1. Entender cada princípio ou definição (por exemplo, custo de oportunidade não é só o preço monetário, mas o que você deixa de ganhar).
  2. Saber como se movem e deslocam as curvas de oferta e demanda.
  3. Conhecer as fórmulas e interpretações de elasticidades.
A partir do próximo passo, começamos a resolver de verdade, explicando cada bloco de afirmações e marcando V ou F.

Passo 2

Resolvendo o Capítulo 1 (princípios da economia):
1.1 – Governos podem usar impostos, subsídios e regulações para melhorar eficiência e igualdade? É verdade: muitas vezes intervenções bem desenhadas corrigem falhas de mercado. → V
1.2 – Custo de oportunidade é só o gasto em dinheiro? Não, ele é o valor da melhor alternativa sacrificada. → F
1.3 – “Pessoas racionais fazem mudanças marginais” = tomam decisões olhando para pequenas variações. Isso é o que os economistas pressupõem. → V
1.4 – Regra MB > MC: só vale executar a ação se o benefício marginal (MB) for maior que o custo marginal (MC). → V
1.5 – Comércio deixa cada um se especializar no que faz melhor (vantagem comparativa). → V
1.6 – Mercados precisam do governo para proteger propriedade e fazer contratos; sem isso há desordem. Então a afirmativa de que “não há grande necessidade” está errada. → F
1.7 – Trade-off de médio a longo prazo entre inflação e desemprego faz parte da Curva de Phillips, que não é um dos 10 princípios clássicos (é mais tema de macro). → F
1.8 – Ciclos de negócios são flutuações IRREGULARES (não regulares) de produção, emprego e renda. Logo “regulares” está errado. → F
1.9 – Inflação é aumento geral de preços e, pela teoria quantitativa da moeda, é causada pelo excesso de oferta de moeda. → V
1.10 – Externalidades e poder de mercado são falhas de mercado que justificam intervenção do governo. Então “não necessitam” é falso. → F
1.11 – Smith dizia que impostos atrapalham a “mão invisível” e distorcem o mercado. Logo essa afirmação de efeito positivo está errada. → F
1.12 – Toda a teoria por trás do planejamento central dizia que só o governo organizaria bem a economia. Isso é verdade. → V
1.13 – Reconhecer trade-offs é justamente fazer escolhas marginais e buscar equilíbrio entre benefícios e custos. → V

Passo 3

Resolvendo o Capítulo 4 (oferta e demanda):
4.1 – Mercado competitivo: muitos compradores e vendedores CADA UM sem poder de influenciar preço. A afirmação diz o contrário. → F
4.2 – Em competição perfeita, compradores e vendedores são tomadores de preços (price takers), não formadores. → F
4.3 – Lei da demanda: preço sobe → quantidade demandada cai (ceteris paribus). → V
4.4 – Imposto que eleva o preço pago pelos consumidores leva a um movimento ao longo da curva de demanda, porque muda P do próprio bem. → V
4.5 – Isenção fiscal (redução de preço) muda P do bem, gerando movimento ao longo, não deslocamento. Então “desloca curva” é falso. → F
4.6 – Política contra fumar afeta preferências (não preço direto), deslocando a demanda para a esquerda. → V
4.7 – Se preço de substituto cai, o bem fica menos atrativo → demanda do nosso bem diminui → curva desloca para a esquerda. A afirmativa diz “direita”, logo é F. → F
4.8 – Preço de bem complementar diminui → consumo conjunto aumenta → demanda do nosso bem aumenta → curva para a direita. A afirmação diz “esquerda”, é F. → F
4.9 – Estímulo ao consumo de leite muda demanda, não oferta. Logo não desloca oferta. → F
4.10 – Quantidade ofertada = q que vendedores QUEREM E PODEM vender (não comprar). A frase tem “comprar”, está errada. → F
4.11 – A oferta se inclina pra cima porque preço maior → mais quantidade ofertada; não o contrário. “Preço menor → quantidade maior” é F. → F
4.12 – Oferta está negativamente relacionada ao custo dos insumos (insumo mais caro = oferta menor). A afirmativa diz “positivamente”, é F. → F
4.13 – Imposto sobre produtores reduz oferta (se desloca curva), mas como muda custo, é deslocamento, não movimento. A afirmação diz “movimento ao longo”, é F. → F
4.14 – Excesso de oferta (q ofertada > q demandada) gera queda de preço, não aumento. → F
4.15 – Queda de preço gerada por política pública é movimento ao longo da curva, não deslocamento. → F
4.16 – Demanda desloca para direita → preço sobe e quantidade aumenta. Oferta estática não mantém quantidade estável. → F
4.17 – Oferta para a direita (aumenta oferta) + demanda estável → preço cai, quantidade aumenta. Correto. → V
4.18 – Aumento de demanda ↑q, redução de oferta ↓q. Isso gera efeito ambíguo na quantidade: não necessariamente aumenta. → F
4.19 – Aumento de oferta → preço cai. Redução de demanda → preço cai. Juntos, preço cai. Demanda estável, oferta, sim, o preço cai. → V
4.20 – Aumento de demanda e de oferta: preço pode subir, cair ou ficar igual, depende de magnitudes. Não é sempre que preço aumenta. → F
4.21 – Diminuição de demanda ↓q e diminuição de oferta ↓q: a quantidade de equilíbrio sem dúvida cai. → V
4.22 – Se demanda aumenta quando a renda cai, o bem é inferior (ex.: transporte público). Superior = demanda cai quando renda cai. → F
4.23 – Se demanda diminui quando a renda cai, esse é um bem normal (o normal demanda cai com renda). Bem superior é sinônimo de normal (às vezes usam), mas aqui “normal” = cai quando renda cai. A frase está correta? Diz “diminui → bem normal”. → V
4.24 – A mesma frase do item anterior: bem inferior é o que demanda aumenta quando renda cai. Aqui diz “diminui → bem inferior”, que é F. → F
4.25 – Demanda cresce se preferência aumenta. Relação positiva. → V

Passo 4

Resolvendo o Capítulo 5 (elasticidades):
5.1 – Elasticidade mede a reação (tamanho da resposta) de qd ou qo a mudança em preço, renda, etc. → V
5.2 – Se quantidade responde pouco ao preço, a demanda é INELÁSTICA, não elástica. → F
5.3 – Muitos substitutos → consumidores mudam fácil → demanda mais elástica (não menos). Afirma “menos elástica” é F. → F
5.4 – Bens necessários: resposta pequena (inelástico); bens de luxo: grande (elástico). → V
5.5 – No longo prazo, consumidores têm mais tempo para ajustar e buscar substitutos → demanda mais elástica, não menos. → F
5.6 – Mercado mais restrito (ex.: “maçãs fuji” vs “frutas”) tem mais substitutos próximos → demanda mais elástica. Correto. → V
5.7 – Elasticidade-preço da demanda = (%Δ q_d) / (%Δ P). Afirmativa inverteu fração. → F
5.8 – Em valor absoluto, elasticidade maior = grande resposta da quantidade. → V
5.9 – Demanda elástica ↔ elasticidade > 1. Menor que 1 é inelástica. → F
5.10 – Quanto mais vertical a curva, menor a elasticidade (reage pouco). → V
5.11 – Demanda perfeitamente inelástica → curva vertical → elasticidade = 0. → V
5.12 – Demanda perfeitamente elástica → curva horizontal → elasticidade infinita. → V
5.13 – Curva linear TEM elasticidade variável em cada ponto (não constante). → F
5.14 – Bens inferiores têm elasticidade-renda negativa (quando renda sobe, demanda cai). → V
5.15 – Bens supérfluos (luxos) tendem a ter alta elasticidade-renda (não baixa). → F
5.16 – Elasticidade cruzada > 0 para substitutos, < 0 para complementares. → V
5.17 – Oferta elástica = grande resposta da quantidade ofertada a mudanças de preço. A afirmativa diz “responde pouco” = inelástica, logo F. → F
5.18 – Oferta perfeitamente elástica → curva horizontal (não vertical). → F
5.19 – Demanda inelástica: queda de preço → pequena alta na quantidade → receita total cai. Correto. → V
5.20 – Oferta perfeitamente inelástica → curva vertical (não horizontal). → F
5.21 – Demanda inelástica: aumento de preço → receita total aumenta. → V
5.22 – Demanda elástica: aumento de preço → receita total cai. Afirmativa diz “resulta sempre em aumento”, é F. → F
5.23 – Commodities têm demanda menos elástica (poucos substitutos) → variação de renda externa afeta pouco a demanda, logo países de commodities sofrem menos. A afirmação diz o contrário, é F. → F
5.24 – Oferta duplicada → preço cai muito mais no mercado com demanda mais elástica. Ovos (demanda inelástica) terão grande queda de preço? Não: inelástico → preço muda pouco. A frase está invertida, é F. → F
5.25 – Redução de oferta pela metade → preço sobe mais quando demanda é inelástica. Perfume (elástico) terá grande variação de quantidade? Sim, elástico → quantidade varia muito. A frase diz “variação da quantidade dos perfumes será muito significativa”, que está certa. → V

Resposta

1.1 V
1.2 F
1.3 V
1.4 V
1.5 V
1.6 F
1.7 F
1.8 F
1.9 V
1.10 F
1.11 F
1.12 V
1.13 V
4.1 F
4.2 F
4.3 V
4.4 V
4.5 F
4.6 V
4.7 F
4.8 F
4.9 F
4.10 F
4.11 F
4.12 F
4.13 F
4.14 F
4.15 F
4.16 F
4.17 V
4.18 F
4.19 V
4.20 F
4.21 V
4.22 F
4.23 V
4.24 F
4.25 V
5.1 V
5.2 F
5.3 F
5.4 V
5.5 F
5.6 V
5.7 F
5.8 V
5.9 F
5.10 V
5.11 V
5.12 V
5.13 F
5.14 V
5.15 F
5.16 V
5.17 F
5.18 F
5.19 V
5.20 F
5.21 V
5.22 F
5.23 F
5.24 F
5.25 V

Exercícios relacionados