1. Uma carga elétrica encontra-se no espaço e não há força atuante sobre ela. Nestas condições, discuta se é possível haver outra carga elétrica na vizinhança da primeira.

Passo 1

Temos uma carga elétrica isolada no espaço sem força resultante atuando sobre ela. O conteúdo aqui é eletrostática, em particular a relação entre força elétrica e campo elétrico, e vamos precisar usar a fórmula F = q,E.

Passo 2

Como não há força atuando sobre a carga, temos F = 0. Assumindo que a carga q não seja nula, da relação F = q,E segue que E = 0 naquele ponto.

Passo 3

Um campo elétrico resultante nulo pode ocorrer de duas maneiras: não haver nenhuma outra carga no espaço, ou haver múltiplas cargas cuja soma vetorial dos campos produzidos em torno da carga em questão zere exatamente.

Passo 4

Portanto, é perfeitamente possível haver outras cargas na vizinhança, desde que seus campos elétricos se cancelem no ponto onde está a carga em análise, resultando em E=0.

Resposta

A ausência de força sobre a carga implica que o campo elétrico resultante naquele ponto seja nulo, mas isso não nos diz se há ou não outras cargas: ou não há nenhuma carga por perto, ou há várias distribuições de cargas cujos campos se anulam exatamente, garantindo E=0.

Exercícios relacionados