Certo ponto em uma chapa fina está submetido aos dois estados de tensão sucessivos mostrados. Determinar o estado de tensão resultante, representado no elemento que tem a orientação mostrada à direita.
Resposta:
.
Passo 1
O enunciado pede para combinar dois estados de tensão sucessivos (fornecidos num diagrama que não foi enviado) e, em seguida, expressar o estado de tensão resultante num elemento orientado segundo um ângulo também dado apenas na figura. Para isso, precisaríamos dos valores de
,
,
em cada etapa e do ângulo de rotação do elemento.
Passo 2
Como o enunciado faz dependência direta dos dados numéricos (componentes de tensão e ângulos) mostrados no diagrama não enviado, não é possível proceder à transformação nem à soma dos esforços. Sem esses valores não há como calcular os componentes finais.
Resposta
Não há como resolver o exercício, pois os valores das tensões e o ângulo de orientação do elemento dependem de uma figura que não foi fornecida.