Classificar os eventos abaixo, relativos a uma indústria de manufatura, como Investimentos ( I ), Custo ( C ), Despesa ( D ) ou Perda ( P ), seguindo a terminologia contábil:
( ) Pessoal da Contabilidade (salário)

Passo 1

O enunciado pede para classificarmos o pagamento de salários do pessoal da Contabilidade numa indústria de manufatura em uma das seguintes categorias contábeis: Investimento (I), Custo (C), Despesa (D) ou Perda §. Vamos usar conceitos de contabilidade de custos para entender onde se encaixa a remuneração da equipe administrativa.

Passo 2

Definimos sucintamente cada categoria:
– Investimento (I): gastos que geram benefícios plurianuais, criando ou ampliando ativos fixos (por exemplo, compra de máquinas ou edificações).
– Custo (C): desembolsos diretamente relacionados à produção de bens, incorporados ao estoque (matéria-prima, mão de obra direta, custos indiretos de fabricação).
– Despesa (D): gastos de caráter administrativo, comercial ou financeiro que não se vinculam diretamente à produção e são reconhecidos no resultado do período.
– Perda §: desembolsos não planejados, decorrentes de eventos extraordinários (roubos, sinistros, quebras inesperadas).

Passo 3

O salário do pessoal da Contabilidade é um gasto administrativo, sem ligação direta com o processo de fabricação dos produtos, e que não cria ativo nem resulta de evento inesperado. Portanto, enquadra-se como uma despesa do período.

Resposta

(D)

Exercícios relacionados