Comparação entre os três elementos C, O e Si . Coloque os elementos na ordem dos raios atômicos crescentes.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão pede para comparar os elementos carbono ©, oxigênio (O) e silício (Si) e colocá-los em ordem de raios atômicos crescentes. Estamos trabalhando com a matéria de química, especificamente com as tendências periódicas dos elementos na tabela periódica. Para resolver isso, precisamos entender como o raio atômico varia dentro de um período e de um grupo.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é raio atômico. O raio atômico é uma medida do tamanho de um átomo, ou seja, a distância do núcleo até a periferia dos elétrons. Raios atômicos podem variar dependendo de onde o elemento está na tabela periódica.

Passo 3

Agora, vamos lembrar que na tabela periódica, à medida que nos movemos da esquerda para a direita dentro de um mesmo período, o raio atômico geralmente diminui. Isso ocorre porque, com mais prótons no núcleo, a atração pelos elétrons aumenta, puxando-os mais perto do núcleo e diminuindo o raio.

Passo 4

Por outro lado, quando descemos em um grupo na tabela periódica, o raio atômico aumenta. Isso acontece porque há mais camadas de elétrons à medida que descemos, o que faz o átomo ficar maior.

Passo 5

Vamos aplicar isso aos elementos da questão:
  • Carbono © e oxigênio (O) estão no mesmo período (período 2), mas o oxigênio está à direita do carbono. Logo, o oxigênio terá um raio atômico menor que o carbono.
  • Silício (Si) está abaixo do carbono no grupo 14, no período 3. Sendo assim, o silício terá um raio atômico maior que o carbono.

Passo 6

Então, juntando tudo:
O oxigênio (O) tem o menor raio atômico, seguido do carbono ©, e o silício (Si) tem o maior raio atômico.

Resposta

Ordem dos raios atômicos crescentes: O < C < Si.

Exercícios relacionados