(Concurso Aeronáutica-2016) Em diversas aplicações na engenharia, frequentemente são necessárias ligas metálicas com uma alta resistência e que apresentem alguma ductilidade e tenacidade, o que representa um desafio para os engenheiros metalúrgicos e de materiais. Por exemplo, nas aplicações estruturais, é necessário que as ligas apresentem uma alta resistência para sustentar cargas diversas e que a ductilidade e tenacidade do material sejam adequadas para evitar uma ruptura abrupta, o que confere confiabilidade e segurança ao projeto. Em relação aos mecanismos de aumento de resistência, pode-se afirmar que
a) o aumento da resistência por solução sólida confere uma maior resistência aos materiais pela diminuição do tamanho de grãos na rede atômica, dificultando o movimento das discordâncias.
b) o encruamento confere uma multiplicação e formação de novas discordâncias no material, facilitando o movimento das mesmas pelo o aumento de densidade de discordâncias na rede atômica.
c) a introdução de impurezas substitucionais ou intersticiais no material introduzem uma deformação na rede atômica, que é responsável pelo aumento de ductilidade e tenacidade.
d) os contornos de grão são responsáveis por restringir a movimentação das discordâncias, pois um dos fatores que restringem esse movimento são as orientações diferentes entre os grãos que faz com que esse movimento tenha que mudar de direção.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão fala sobre como aumentar a resistência das ligas metálicas na engenharia. Isso envolve entender conceitos como solução sólida, encruamento, impurezas e contornos de grão. Vamos analisar cada opção para ver qual está correta.

Passo 2

Opção a) Diz que o aumento da resistência por solução sólida acontece diminuindo o tamanho dos grãos na rede atômica, o que dificulta o movimento das discordâncias. Na verdade, a solução sólida fortalece o material ao introduzir átomos diferentes na estrutura metálica, mas isso não está diretamente relacionado ao tamanho dos grãos. Então, essa opção não está correta.

Passo 3

Opção b) Fala que o encruamento multiplica e forma novas discordâncias, facilitando o movimento delas ao aumentar a densidade de discordâncias na rede atômica. Na verdade, o encruamento aumenta a resistência porque mais discordâncias tornam mais difícil o movimento delas, ou seja, dificulta a deformação. Portanto, essa opção está incorreta.

Passo 4

Opção c) Afirma que a introdução de impurezas substitucionais ou intersticiais causa deformação na rede atômica, aumentando a ductilidade e tenacidade. Na verdade, a introdução de impurezas geralmente aumenta a resistência ao dificultar o movimento das discordâncias, mas isso tende a reduzir a ductilidade. Então, essa opção também está errada.

Passo 5

Opção d) Diz que os contornos de grão restringem a movimentação das discordâncias porque as diferentes orientações entre os grãos forçam as discordâncias a mudar de direção. Isso realmente aumenta a resistência do material, já que dificulta a deformação plástica. Essa está correta!

Resposta

A opção d) é a correta.

Exercícios relacionados