A conformação mecânica de metais policristalinos pode ser utilizada como tratamento mecânico através do trabalho a frio, aumentando, dessa forma, a resistência mecânica do material processado. A justificativa para esse recurso tecnológico é que no trabalho a frio ocorre (1,0)
a) o encruamento dos grãos e aumento da densidade de discordâncias no material conformado.
b) o encruamento dos grãos e redução da densidade de discordâncias no material conformado.
c) o encruamento e posterior recristalização dos grãos no material conformado.
d) o encruamento e posterior recuperação dos grãos no material conformado.
e) o encruamento e posterior crescimento dos grãos no material conformado.

Passo 1

O enunciado fala de conformação mecânica a frio de metais policristalinos como forma de tratamento mecânico para aumentar a resistência. O conteúdo é encruamento (work hardening) e densidade de discordâncias, fenômenos que ocorrem durante a deformação plástica a frio.

Passo 2

No trabalho a frio a temperatura é mantida abaixo da recristalização, de modo que o material sofre deformação plástica sem permissão para formar novos grãos livres de tensões. Durante essa deformação as discordâncias existentes se movimentam e interagem.

Passo 3

À medida que a deformação continua, surgem novas discordâncias e as antigas se cruzam e emaranham. Isso faz com que a densidade de discordâncias, normalmente notada por \rho, aumente fortemente.

Passo 4

O aumento de \rho dificulta o movimento das discordâncias (pois elas se “prendem” umas às outras), exigindo esforços maiores para nova deformação. Esse fenômeno é justamente o encruamento, que eleva o limite de escoamento e a resistência mecânica do metal.

Resposta

a) o encruamento dos grãos e aumento da densidade de discordâncias no material conformado.

Exercícios relacionados