Considerando a eletronegatividade dos elementos, esse composto deve possuir um grande caráter iônico? Justifique.

Passo 1

Então, a questão é sobre eletronegatividade dos elementos e como isso influencia o caráter iônico de um composto. Basicamente, a eletronegatividade é a capacidade de um átomo de atrair elétrons em uma ligação química. Para resolver, precisamos comparar as eletronegatividades dos elementos que formam o composto e ver a diferença entre elas.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que quanto maior a diferença de eletronegatividade entre dois elementos, mais iônica tende a ser a ligação entre eles. Já se a diferença for pequena, a ligação será mais covalente.

Passo 3

Vamos identificar as eletronegatividades dos elementos envolvidos. Por exemplo, se o composto for entre um metal alcalino como o sódio (Na) e um halogênio como o cloro (Cl), temos:
E<=tronegatividade do Na = 0,93
E<=tronegatividade do Cl = 3,16

Passo 4

Calculamos a diferença de eletronegatividade:
De

Passo 5

Agora, interpretamos essa diferença. Geralmente, diferenças maiores que 1,8 indicam uma ligação altamente iônica. No nosso exemplo, 2,23 é bem acima desse valor.

Resposta

Sim, esse composto possui um grande caráter iônico, já que a diferença de eletronegatividade entre seus elementos é significativa, indicando uma forte transferência de elétrons.

Exercícios relacionados