Considere o processo de eletrólise da solução aquosa de iodeto de potássio.
b. Quais são as semi-reações que podem ocorrer no polo negativo?
square

Passo 1

Vamos resolver uma questão sobre eletrólise da solução aquosa de iodeto de potássio (KI). A gente precisa identificar quais são as semi-reações que podem acontecer no polo negativo, também conhecido como cátodo. Para isso, vamos usar conceitos de química sobre reações de redução em processos de eletrólise.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que acontece no polo negativo durante a eletrólise. No cátodo, ocorre a redução, que é o ganho de elétrons por uma espécie química. No caso da solução aquosa de KI, temos íons potássio ( K^+) e íons iodeto ( I^-), além de água ( H2O).

Passo 3

Precisamos identificar quais espécies estão presentes e quais podem ganhar elétrons. As opções são:
  1. Íons potássio ( K^+)
  2. Moléculas de água ( H2O)
Vamos analisar cada uma delas.

Passo 4

Primeiro, consideremos o íon potássio ( K^+):
K^+ + e^- K(s)
Essa reação mostra que o íon potássio ganharia um elétron para se tornar potássio metálico sólido ( K(s)). No entanto, essa reação não é muito favorável em solução aquosa porque o potássio metálico é altamente reativo e tende a reagir rapidamente com a água.

Passo 5

Agora, vamos considerar a água ( H2O):
2 H2O + 2 e^- H2(g) + 2 OH^-
Nesta reação, a água ganha elétrons para formar gás hidrogênio ( H2) e íons hidroxila ( OH^-). Essa é uma reação mais provável de ocorrer no cátodo em uma solução aquosa, já que é energeticamente mais favorável do que a redução do íon potássio.

Resposta

As semi-reações que podem ocorrer no polo negativo são:
K^+ + e^- K(s)
e
2 H2O + 2 e^- H2(g) + 2 OH^-

Exercícios relacionados