Considere o processo de eletrólise da solução aquosa de iodeto de potássio.
c. Qual a reação global desse processo?

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente está falando sobre eletrólise da solução aquosa de iodeto de potássio (KI). Basicamente, eletrólise é quando usamos eletricidade para quebrar uma substância química. O que precisamos descobrir aqui é qual é a reação global que acontece nesse processo.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que acontece na eletrólise da água com iodeto de potássio. A solução de KI em água contém íons potássio ($ K^+ K^+ í I^- I^- ééá H_2O $). Durante a eletrólise, esses íons vão se movimentar em direção aos eletrodos: cátodo (polo negativo) e ânodo (polo positivo).

Passo 3

No cátodo, ocorre a redução, que é o ganho de elétrons. Os possíveis candidatos para reduzir são os íons $ H_2O $ e os íons $ K^+ $. Já no ânodo, ocorre a oxidação, que é a perda de elétrons. Aqui, os íons $ I^- $ e as moléculas de $ H_2O $ podem ser oxidadas.

Passo 4

Vamos agora escrever as reações de meia-célula (meio reações) para cada eletrodo.
No cátodo (redução):
Os íons $ H_2O $ podem ser reduzidos a $ H_2 $:
H2O
No ânodo (oxidação):
Os íons $ I^- $ são oxidados a $ I_2 $:
H2

Passo 5

Agora, precisamos garantir que o número de elétrons perdidos na oxidação seja igual ao número de elétrons ganhos na redução. Nesse caso, ambos os processos envolvem 2 elétrons, então já está balanceado.

Passo 6

Por fim, somamos as duas meias-reações para obter a reação global:
2 H2O(l) + 2 I^-(aq) H2(g) + I2(s) + 2 OH^-(aq)

Resposta

A reação global da eletrólise da solução aquosa de iodeto de potássio é:
2 H2O(l) + 2 I^-(aq) H2(g) + I2(s) + 2 OH^-(aq)

Exercícios relacionados