Considere a reação:
\mathbf{2 C l}_{2(g)}+\mathbf{2 H}_{2} \mathbf{O}_{(g)} \rightleftarrows \mathbf{4 H C l}_{(g)}+\mathbf{O}_{2(g)} \Delta \mathrm{H}=+113 \mathrm{~kJ}
Admita que o sistema está em equilíbrio. O que ocorrerá ao número de mols de \mathrm{H}_{2} \mathrm{O}_{(g)} no recipiente se:
for adicionado \mathrm{Cl}_{2(g)}.

Passo 1

O enunciado apresenta a reação de equilíbrio químico
2\,\mathrm{Cl}_{2(g)} + 2\,\mathrm{H}_{2}\mathrm{O}_{(g)} \rightleftarrows 4\,\mathrm{HCl}_{(g)} + \mathrm{O}_{2(g)}
com \Delta H = +113,kJ, e pergunta o que ocorre com o nº de mols de \mathrm{H}_{2}\mathrm{O}_{(g)} quando acrescentamos \mathrm{Cl}_{2(g)}. Vamos usar o princípio de Le Châtelier para resolver.

Passo 2

O princípio de Le Châtelier diz que, ao perturbar um sistema em equilíbrio, ele desloca-se no sentido de minimizar essa perturbação. Aqui a adição de \mathrm{Cl}_{2} aumenta a concentração de um reagente.

Passo 3

Para consumir o excesso de \mathrm{Cl}_{2}, o equilíbrio desloca-se para a direita, favorecendo a produção de produtos \mathrm{HCl} e \mathrm{O}_{2} e consumindo reagentes \mathrm{Cl}_{2} e \mathrm{H}_{2}\mathrm{O}.

Passo 4

Como a reação se desloca para a direita, a taxa de consumo de \mathrm{H}_{2}\mathrm{O}_{(g)} aumenta, fazendo com que o número de mols de \mathrm{H}_{2}\mathrm{O}_{(g)} no recipiente diminua.

Resposta

O número de mols de \mathrm{H}_{2}\mathrm{O}_{(g)} diminui.

Exercícios relacionados