Dadas as seguintes semi-reações e os potenciais-padrão de redução associados:
20.26
[
& \mathrm{AuBr}{4}^{-}(a q)+3 \mathrm{e}^{-} \longrightarrow \mathrm{Au}(s)+4 \mathrm{Br}^{-}(a q) \quad \mathrm{Eu}^{2+}(a q)
& E
{
text {red }}^{\circ}=-0,43 \mathrm{~V}
& \mathrm{Eu}^{3+}(a q)+\mathrm{e}^{-} \longrightarrow \mathrm{E}{
text {red }}^{\circ}=-0,858 \mathrm{~V}
& \mathrm{IO}^{-}(a q)+\mathrm{H}
{2} \mathrm{O}(l)+2 \mathrm{e}^{-} \longrightarrow \mathrm{I}^{-}(a q)+2 \mathrm{OH}^{-}(a q)
& E_{
text {red }}^{\circ}=+0,49 \mathrm{~V}
& E_{
text {red }}^{\circ}=-0,14 \mathrm{~V}
]
(a) Escreva a reação de célula para a combinação dessas reações de semicélula que leva à maior fem positiva de célula, e calcule o valor. (b) Escreva a reação de célula para a combinação de reações de semicélula que leva à menor fem positiva de célula e calcule o valor.

Passo 1

O enunciado lista quatro potenciais‐padrão de redução ( E_{\mathrm{red}}^\circ=-0,43 V; -0,858 V; +0,49 V; -0,14 V) mas só descreve três semi-reações. Em particular, não há a equação da semi-reação cujo E_{\mathrm{red}}^\circ=-0,14 V, que é essencial para formar qualquer par de oxidação–redução e, portanto, para calcular E_{\mathrm{cel}}.

Passo 2

Para montar a reação de célula e calcular sua força eletromotriz padrão precisamos de duas semi-reações completas (uma ocorrendo como redução e outra como oxidação), cada qual com seu E_{\mathrm{red}}^\circ. Sem conhecer qual é a semi-reação correspondente a E_{\mathrm{red}}^\circ=-0,14 V, não podemos:
• determinar qual par de potenciais gera o maior E_{\mathrm{cel}}^\circ, nem
• determinar qual par gera o menor E_{\mathrm{cel}}^\circ.

Resposta

Não é possível escrever as reações de célula nem calcular suas E_{\mathrm{cel}}^\circ porque falta a equação completa da semi-reação associada ao potencial-padrão de redução -0,14 V.

Exercícios relacionados