Defina e dê um exemplo de:
ácido e base de Arrhenius
ácido e base de Arrhenius
Passo 1
Beleza, então a gente vai responder essa pergunta que pede para definir e dar um exemplo de ácido e base de Arrhenius. Isso faz parte da matéria de Química, mais especificamente da parte que estuda ácidos e bases. Vamos precisar entender o que são ácidos e bases segundo a teoria de Arrhenius e dar exemplos para cada um.
Passo 2
Vamos começar entendendo quem foi Arrhenius. Svante Arrhenius foi um químico sueco que, no final do século XIX, propôs uma definição simples para ácidos e bases, baseada na presença de íons em solução aquosa.
Passo 3
Segundo Arrhenius, um ácido é uma substância que, quando dissolvida em água, libera íons de hidrogênio (H⁺). Esses íons são responsáveis pelas propriedades ácidas da solução.
Passo 4
Por exemplo, o ácido clorídrico (HCl) é um ácido de Arrhenius. Quando você dissolve HCl em água, ele se dissocia completamente formando íons H⁺ e íons cloreto (Cl⁻):
Passo 5
Já uma base de Arrhenius é uma substância que, quando dissolvida em água, libera íons hidroxila (OH⁻). Esses íons são responsáveis pelas propriedades básicas da solução.
Passo 6
Um exemplo clássico de base de Arrhenius é o hidróxido de sódio (NaOH). Quando dissolvido em água, ele se dissocia em íons sódio (Na⁺) e íons hidroxila (OH⁻):
Passo 7
Resumindo, a teoria de Arrhenius nos ajuda a identificar ácidos e bases com base nos íons que eles liberam em solução aquosa.
Resposta
Ácido de Arrhenius: Substância que, em água, libera íons H⁺. Exemplo: Ácido clorídrico (HCl).
Base de Arrhenius: Substância que, em água, libera íons OH⁻. Exemplo: Hidróxido de sódio (NaOH).