Desenhe o diagrama de Born-Haber para a formação do composto LiCl , e escreva a fórmula para a obtenção da Energia de Rede.

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício sobre o diagrama de Born-Haber para a formação do LiCl. O que a gente vai precisar aqui são os conceitos de termodinâmica envolvidos na formação de compostos iônicos, como energia de sublimação, energia de ionização, afinidade eletrônica e energia de rede. Basicamente, vamos montar um diagrama que mostra todas essas etapas para entender como a energia está envolvida na formação do LiCl.

Passo 2

Primeiro, começamos com o elemento sólido de lítio (Li) e cloro (Cl₂). Para transformar o Li sólido em átomos gasosos de Li, precisamos da energia de sublimação. Isso é a energia necessária para passar do estado sólido para o gasoso.

Passo 3

Depois, o átomo de Li gasoso perde um elétron para formar um íon Li⁺. Essa etapa requer a energia de ionização do lítio, que é a energia para remover um elétron.

Passo 4

Agora, olhar para o cloro. A molécula de Cl₂ no estado gasoso precisa se separar em dois átomos de Cl. Essa separação consome energia de dissociação.

Passo 5

Cada átomo de Cl gasoso aceita um elétron para formar íons Cl⁻. Esse processo libera afinidade eletrônica, que é a energia liberada quando um átomo ganha um elétron.

Passo 6

Finalmente, os íons Li⁺ e Cl⁻ se atraem e formam o composto iônico LiCl. A energia liberada nesse processo de formação do composto a partir dos íons é a energia de rede.

Resposta

A fórmula para a obtenção da Energia de Rede (ΔEr) no diagrama de Born-Haber para a formação do LiCl é:
De
Onde:
  • é a entalpia de formação do LiCl.
  • é a energia de sublimação do Li.
  • é a energia de ionização do Li.
  • é a energia de dissociação do Cl₂.
  • é a afinidade eletrônica do Cl.

Exercícios relacionados